Amazonas Cidades

Na Semana de Aleitamento Materno, Manaus ganha novos postos de coleta

Novos postos de coleta de leite serão inaugurados/Foto: Arquivo
Novos postos de coleta de leite serão inaugurados/Foto: Arquivo
Redação
Escrito por Redação
Novos postos de coleta de leite serão inaugurados/Foto: Arquivo

                           Novos postos de coleta de leite serão inaugurados/Foto: Arquivo

Na segunda-feira (01/08), durante a abertura da Semana Mundial de Aleitamento Materno, serão inaugurados quatro novos postos de coleta de Leite Humano, sendo dois na Maternidade Ana Braga, no bairro São José, zona Leste de Manaus, um no município de Itacoatiara, a 176 quilômetros de Manaus, em linha reta, e outro em Tabatinga, a 1.108 quilômetros da capital, em linha reta.
A abertura da Semana Mundial de Aleitamento Materno será na Maternidade Ana Braga, na Zona Leste, às 08h30. Até o dia 6 de agosto equipes dos Bancos de Leite, Maternidades e Centros de Atenção Integral à Criança (CAICs), da rede estadual, estarão realizando uma série de ações voltadas para a promoção, estímulo e apoio ao aleitamento materno. O encerramento da programação, no dia 6, sábado, será com um “Mamaço” (evento em que as mães es tarão amamentando simultaneamente), no Largo São Sebastião, às 16h30.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, com a abertura dos novos postos, o Amazonas passa a contar com 22 pontos de coleta de leite humano. Atualmente, três Bancos de Leite Humano (BLH) funcionam na rede estadual de Saúde: BLH do Amazonas, vinculado à Maternidade Ana Braga, no bairro São José, zona Leste; Fezinha Anzoategui, no Instituto da Mulher Dona Lindu, no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul; e Galileia, na Maternidade Azilda Marreiro, na Zona Norte. “Dezoito postos de coleta estão em Manaus e os outros quatro ficam nos municípios de Borba, Manicoré e agora Itacoatiara e Tabatinga”, disse.

O secretário ressalta que o aleitamento materno é um grande aliado das ações de combate à mortalidade infantil. “O incentivo à amamentação já faz parte da rotina das nossas unidades, mas consideramos importantíssimo reforçar as orientações durante a Semana Mundial de Aleitamento Materno, dando ainda mais destaque ao tema”, afirmou.

Na abertura da Semana serão homenageadas três mães doadoras, vinculadas aos Bancos de Leite Humano da Susam. Ainda na segunda-feira (01), as maternidades da rede estadual estarão realizando atividades de orientação sobre a importância do aleitamento materno. Equipes do BLH da Maternidade Ana Braga estarão desenvolvendo essas ações no Pronto-Socorro Delphina Aziz, na zona Norte. Na Maternidade Alvorada, às 14h00, será realizada a palestra “Alimentação saudável no período da amamentação”. A Maternidade Azilda Marreiro vai realizar, às 14h00, o encontro com o Grupo de Mães do Wahtsapp e premiar a primeira doadora de leite do BLH da Galiléia, vinculado à unidade. No Instituto da Mulher Dona Lindu, de 14h00 às 17h00, equipes estarão orientando as mães internadas e os acompanhantes sobre a importância da amamentação. Além disso, a unidade estará recebendo doações de potes de vidro com tampa plástica para armazenar o leite doado.

De terça-feira a quinta-feira (dias 2, 3 e 4), as maternidades continuam com as atividades de orientação e sensibilização para amamentação. A Balbina Mestrinho, no bairro Praça 14 de Janeiro, zona Sul, realiza, às 10h e 14h, a distribuição de folders informativos para as pacientes internadas na unidade e acompanhantes. Na Azilda Marreiro as atividades de orientação acontecem às 09h00 e 14h00 e na Alvorada às 09h30 e 14h30. A maternidade Dona Nazira Daou fará às 9h uma roda de conversa com as pacientes acompanhadas no ambulatório da unidade. O Instituto da Mulher Dona Lindu irá comemorar, na quarta-feira, dia 3, o aniversário de seis anos do Banco de Leite Fezinha Anzoategui.

As mães que contribuíram com doação de leite irão participar de um café da manhã na maternidade Ana Braga, na terça-feira. Na quarta-feira, as equipes do BLH da unidade irão orientar as pacientes internadas.

Na sexta-feira (05), as equipes dos Bancos de Leite Humano estarão de 08h00 às 12h00, nos CAICs fazendo atividades de orientação e cadastro de novas doadoras.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.