Amazonas Política

Nível de escolaridade de deputados amazonenses é superior a média nacional

Maioria dos deputados AM, tem nível superior/Foto: Divulgação
Redação
Escrito por Redação

Os deputados estaduais amazonenses possuem nível de escolaridade acima da média dos parlamenares estaduais brasileiros, com 79% deles tendo concluído a graduação superior. Pesquisa realizada pelo Portal UOL, do Grupo folha, indica que quase um terço dos parlamentares estaduais brasileiros não tem curso superior (33,3%). Na Assembleia Legislativa do Amazonas, o quadro é diferente: 79% dos deputados são graduados.
De acordo com a Diretoria de Cerimonial dssembleia, entre os 24 deputados eleitos para o quadriênio 2015/2018, 19 cursaram uma ou mais faculdades, um está cursando a graduação e apenas quatro têm o nível médio de ensino, ou seja, 79%. Entre as áreas de formação acadêmica dos deputados amazonenses Direito (25%), Administração (21%) e Economia (17%) são as mais cursadas.

Ainda de acordo com a pesquisa nacional do Portal Uol, o parlamento do Amazonas à frente das média nacional, com número superior a Estados como o Rio Grande do Sul, por exemplo, onde 69% dos parlamentares tem curso superior, São Paulo (73%) e Paraná (74%).

Entre os Estados da região Norte, o Amazonas também é o melhor posicionado. Ele é o primeiro, seguido do Pará com (72%), Amapá (70%), Roraima (68%), Acre (61%), Tocantins (53%) e Rondônia com (29%).

Nas três piores posições de todo o Brasil estão Tocantins, com 54%, Mato Grosso, com 46% e Roraima, com 29%. No topo da lista figuram os Estados do Piauí, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.