Amazonas Cidades Destaques

No ‘Dia do Sauim’ entidades abrem campanha on line pela preservação da espécie

Dia do Sauim tem campanha pela preservação/Foto: Divulgação
Redação
Escrito por Redação

No dia 20 de outubro, em que se comemora o “Dia do Sauim”, próxima terça-feira, entidades ligadas ao meio ambiente reúnem-se no evento de lançamento da campanha “Salve o Sauim”, que pretende obter, em uma petição on-line, 100 mil assinaturas de apoio à criação de novas Unidades de Conservação para o sauim-de-coleira.

Apesar de ser o mascote símbolo da cidade de Manaus, o sauim-de-coleira encontra-se em estágio de “criticamente em perigo de extinção” pelo Ministério do Meio Ambiente.

O evento, que acontece no auditório Belarmino Lins, da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, será aberto ao público, iniciando-se às 08h30 com a entrega de material. A partir das 09h00, acontecerá a abertura, com a entrega da Premiação de Mérito Conservacionista a personalidades que contribuíram para a conservação do sauim. Às 10h00, o coordenador do projeto Sauim-De-Coleira da Ufam, Professor Dr. Marcelo Gordo, irá proferir uma palestra sobre “Os Desafios para a Conservação do Sauim-de-Coleira, seguido, às 10h40, do lançamento da campanha, com apresentação de vídeos e da petição pública.

Das 11h00 às 12h00 a programação segue com o lançamento do livro “Sauim-de-coleira: a história de uma espécie ameaçada de extinção” e a inauguração da exposição de fotografias “Sauim-de-Coleira, 192 anos de História”.

Mesa Redonda

Fechando a programação, será realizada, das 13h00 às 14h30, a Mesa Redonda que debaterá as “Estratégias para a Conservação dos últimos Blocos Florestais para o Sauim-de-Coleira” e terá como mediador o Prof. MSc. Carlos Durigan, Diretor da Wildlife Conservation Society Brasil. Os participantes serão o Prof. Dr. Marcelo Gordo, coordenador do Projeto Sauim-de-Coleira, da Ufam; o Prof. Dr. Luis Coelho, coordenador do estudo de análise da estrutura da paisagem, conectividade de habitat e de áreas prioritárias para ações conservacionistas para Saguinus bicolor; o Deputado Estadual Luiz Castro, presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional e Sustentável da Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas; e a Técnica do Departamento de Mudanças Climáticas e Unidades de Conservação – SEMA.

A campanha é uma iniciativa da Fauna e Flora Consultoria, em  parceria com o IBAMA, ICMBio, Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Amazônica, Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros, Plano de Ação Nacional para a Conservação do Sauim-de-coleira, Sociedade de  Zoológicos e Aquários do Brasil, Ministério Público Federal, Projeto Sauim-de-Coleira (UFAM), Primate Education Network e Durrel Wildlife Conservation Trust.

Para informar ao público sobre o movimento, foi criada a página CAMPANHA SALVE O SAUIM no facebook. A petição online para a criação de Unidades de Conservação para o sauim-de-coleira está no endereço http://bit.ly/SalveoSauim.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.