Saúde

Nova Caderneta da Gestante é lançada durante curso, em Manacapuru

cardeneta-gestante-2015
Redação
Escrito por Redação

A Secretaria de Estado de Saúde realizou nesta quarta-feira (8), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Manacapuru, o lançamento da nova Caderneta da Gestante. Coordenado pela Área Técnica de Saúde da Mulher, o evento incluiu, ainda, um curso de capacitação, voltado para técnicos da atenção básica, sobre Pré-Natal e o funcionamento do Sisprenatal/Datasus, o Sistema de Acompanhamento do Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento.

A coordenadora estadual de Saúde da Mulher, Sandra Cavalcante, explica que a nova Caderneta da Gestante é um instrumento idealizado e construído de modo coletivo, com o objetivo de auxiliar no processo de acompanhamento da gestante, pelo serviço de saúde.

Lançada oficialmente em abril deste ano pelo Ministério da Saúde, a nova caderneta reúne informações sobre os direitos da gestante (antes e depois do parto), cartão de consultas, exames e vacinas (com espaço para anotações), dicas de uma gravidez saudável, sinais de alerta, orientações sobre a gestação e o desenvolvimento do bebê, como tirar a certidão de nascimento do filho, entre outras informações. Há, ainda, espaço para a mãe anotar suas dúvidas, sensações e colocar fotografias que registram o período da gravidez

Durante a capacitação, também foi abordado o tema do acolhimento humanizado, conforme as diretrizes do Ministério da Saúde. “Temos de fazer um trabalho permanente no sentido de sensibilizar nossos técnicos sobre cada ponto de cuidado, para que estejam aptos a acolher os usuários do sistema de modo qualificado e oportuno”, disse Sandra Cavalcante.

 

 

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.