Amazonas Saúde

Novas instalações no Hospital de Novo Airão serão entregues amanhã (02)

Novas instalações do Hospital de Novo Airão/Foto: Divulgação
Redação
Escrito por Redação

As novas instalações da Unidade Hospitalar de Novo Airão, reformadas e ampliadas, serão entregues amanhã, terça-feira (02), pelo governador José Melo. A obra, que demandou investimentos de quase R$ 4,5 milhões entre obras e equipamentos, integra o programa de reestruturação da rede de saúde, que está sendo executado o interior, com o objetivo de oferecer novos serviços e atendimento de qualidade à população.
O secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, destacou que de 2010 até este ano este programa de investimentos permitiu a construção de 13 novos hospitais no interior – com recursos que superam os R$ 46,5 milhões – e a reforma e ampliação de várias outras unidades.

“Somente em 2014, entregamos oito hospitais novos, para substituir estruturas antigas e assegurar um ambiente mais moderno, mais acolhedor e melhor equipado para o atendimento aos usuários dos serviços de saúde do interior”, disse Alecrim. Da mesma forma, no ano passado, seis hospitais do interior tiveram suas obras de reforma concluídas.

Alecrim também destacou que o Governo do Estado tem investido para dotar a rede de hospitais do interior de novos equipamentos, novas ambulâncias e novos serviços, sobretudo com o suporte do Programa de Telemedicina. “A recomendação do governador José Melo é ampliar e modernizar a estrutura de saúde do interior, para reduzir cada vez mais a necessidade de as pessoas se deslocarem para a capital para ter acesso aos serviços especializados”, frisou Alecrim.

A ampla obra de reforma e ampliação do Hospital de Novo Airão inclui a estruturação do Setor de Urgência e Emergência, que antes funcionava em apenas uma sala. Além disso, a unidade de saúde passa a contar com Sala de Estabilização; leitos de observação; serviço de Mamografia, que também não havia na antiga estrutura, ultrassonografia; serviço transfusional e Setor de Obstetrícia, com estrutura adequada para a humanização do parto e nascimento, o que inclui dois PPPs (suítes de pré-parto, parto e pós-parto).

Foram realizadas, ainda, melhorias no Centro Cirúrgico, laboratórios, clínicas e Setor Administrativo e de Serviços.

De acordo com a secretária-adjunta de Atenção Especializada do Interior, Adriana Moreira, a unidade hospitalar tem disponíveis 20 leitos e realiza hoje, em média, 2.030 procedimentos/atendimentos ao mês. Entre os serviços ofertados à população, estão: consultas médicas, acompanhamento e observação, exames laboratoriais e internação. A equipe multidisciplinar que atua no hospital também realiza partos normais e atendimentos às gestantes em casos de necessidade.

Adriana ressalta que o setor de imagem atuará inserido no Programa Telemedicina, motivo pelo qual o hospital está dotado de Sistema de Digitalização de Imagens. “Por conta disso, os exames, como é o caso da mamografia, são feitos no município, as imagens transmitidas, via internet, para a Central de Laudos da Fundação do Coração Francisca Mendes, em Manaus, serão emitidos os laudos, que voltam para o interior, para que o paciente dê início ao tratamento”, frisou a secretária-adjunta do Interior.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.