Amazonas Saúde

Novo grupo de profissionais do ‘Programa Mais Médicos’ chega hoje(29) ao AM

Mais 30 médicos chegam ao Amazonas/Foto: Arquivo
Mais 30 médicos chegam ao Amazonas/Foto: Arquivo
Redação
Escrito por Redação

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) realiza amanhã, terça-feira (30), a partir das 14h30, a solenidade de acolhimento do novo grupo de profissionais do Programa Mais Médicos, que tem chegada ao Amazonas, prevista para o final da tarde de hoje.
Composto de 30 profissionais brasileiros com formação no exterior, este novo grupo enviado ao Amazonas, pelo programa do Governo Federal, irá beneficiar 12 municípios e cinco Distritos de Saúde Especiais Indígenas (DSEis), reforçando o atendimento na Atenção Básica, segundo informou o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim. O acolhimento será realizado no auditório do Hotel Blue Tree Premium, localizado no bairro de Adrianópolis.

Neste ano, o Estado já havia recebido 50 médicos brasileiros vinculados ao programa. “Agora já chega a 501 o número de médicos do programa federal, entre brasileiros e estrangeiros, atuando em 61 dos 62 municípios do Amazonas”, disse Alecrim.

A acolhida organizada pela Susam integra a programação de um curso de nivelamento, ministrado em parceria pela Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) e a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), para os novos profissionais.

“Este curso tem a finalidade de apresentar a estrutura de atendimento, o fluxo de funcionamento entre os níveis de assistência (da rede primária e secundária), os indicadores atualizados das doenças endêmicas no Estado e seus respectivos programas de acompanhamento e controle, entre outros temas”, explica Wilson Alecrim.

Municípios beneficiados – Os municípios beneficiados pela chegada dos profissionais do Mais Médicos são: Benjamin Constant, Borba, Canutama, Carauari, Eirunepé, Humaitá, Lábrea, Manicoré, Santa Isabel do Rio Negro, Silves, Tabatinga e Tefé. Entre os DSEIs, estão contemplados: o de Parintins, Alto Rio Negro, Alto Solimões, Médio Purus e Manaus.

A chegada do grupo de médicos estava inicialmente prevista para ocorrer no final de semana, mas foi adiada para esta segunda-feira porque a aeronave da FAB que transportava os profissionais precisou fazer uma parada técnica em Belém.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.