Amazonas Destaques Política

Novo hospital ´Miguel Batista´, em Itapiranga, atenderá exames de imagens

José Melo inaugura hospital, em Itapiranga/Foto: Roberto Carlos
José Melo inaugura hospital, em Itapiranga/Foto: Roberto Carlos
Redação
Escrito por Redação

O governador José Melo entregou, na tarde desta quinta-feira, 17 de dezembro, a segunda etapa da reforma do Hospital Regional Miguel Batista de Oliveira, no município de Itapiranga (a 227 quilômetros de Manaus em linha reta). A unidade passou por uma reforma geral e, a partir de agora, vai oferecer uma série de serviços, dentre eles exames de imagens, para os moradores do município e de cidades próximas. A obra recebeu investimentos de R$ 2,3 milhões.
Melo anunciou que, dentro de 60 dias, uma nova ambulância será entregue à administração do hospital para reforçar o atendimento à população de Itapiranga. “Esse hospital é importante para Itapiranga, mas também para todos os municípios, porque aqui é o início de uma estrada que liga a Manaus. Então, o fluxo de pacientes que iam para a capital era grande e que agora vão poder se tratar aqui nessa unidade”, disse Melo, que estava acompanhado do secretário estadual de Saúde, Pedro Elias e demais secretários de Estado.

O Hospital Regional Miguel Batista de Oliveira tem capacidade de 18 leitos e uma equipe formada por médicos, enfermeiros, farmacêutico, bioquímico, cirurgião dentista, entre outros. Com a reforma, o hospital terá agora enfermarias masculina, feminina e pediátrica, com área de isolamento para recém-nascidos, equipado com incubadora e berço aquecido, além de laboratórios.

Imagens – Uma das principais melhorias para a saúde pública do município será a possibilidade da realização de exames de imagens, como raio X, mamografia e eletrocardiograma. Por meio da telemedicina, os exames são enviados para Manaus, onde serão analisados por médicos especialistas e o resultado sai em até 48 horas.

O prefeito de Itapiranga, Nadiel Serrão, destacou que a população da cidade aguardou por muito tempo a melhoria do hospital e agradeceu o empenho do governador em concluir a obra, apesar da crise financeira que afeta o país. “Por muitos anos, nós esperamos essa obra. Graças ao governador, que mesmo com todas as dificuldades financeiras, conseguiu entregar essa importante obra para a cidade”.

A diretora do hospital, Eluana Bentes Pereira, destacou a importância da nova estrutura para os moradores de Itapiranga, que não vão mais precisar se deslocar para Manaus em busca de tratamento médico. “Esse hospital é a realização de um sonho para a população daqui. Principalmente para as mulheres, que agora poderão fazer exame de mamografia. Essa era uma demanda que tínhamos e agora será atendida”.

Na primeira etapa de reforma do hospital, entregue em outubro de 2014, receberam melhorias as enfermarias cirúrgicas feminina, masculina e pediátrica, centro cirúrgico, farmácia e uma sala de parto com leitos PPP, que permitem a realização de todo o procedimento de pré-parto, parto e pós-parto, no mesmo ambiente.

Assistência ao interior – A reforma do hospital faz parte dos esforços do Governo do Estado em melhorar a assistência aos pacientes do interior. Além da unidade de Itapiranga, o governador José Melo já entregou, entre construção e reforma, mais cinco hospitais no interior, nos municípios de Japurá, Pauini, Iranduba, Manaquiri e Itamarati.

Mais ações – Durante a solenidade de entrega do novo Hospital Regional Miguel Batista de Oliveira, o governador José Melo anunciou ainda que, a partir de 2016, serão iniciados os trabalhos de implantação no município do Plano Safra, coordenado pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), com atenção especial para a criação de peixe em cativeiro.

“Vamos iniciar um trabalho de produção, para dar mais opções para o homem do campo, além do machado e da enxada. Vamos estabelecer novas prioridades de produção e trazermos os investimentos para cá, assim mudaremos a matriz econômica”, comentou José Melo.

O governador anunciou também a construção de um Núcleo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), além da reforma da quadra da Escola Mileto Batista. Ele também destacou o trabalho de recuperação do sistema viário da cidade, que já está em andamento, e terá investimento no valor de R$ 11 milhões e uma parceria entre o Fundo de Promoção Social (FPS) e a prefeitura de Itapiranga, para a realização de ações sociais.

Melo cumprimenta servidores do hospital/Foto: Roberto Carlos

                          Melo cumprimenta servidores do hospital/Foto: Roberto Carlos

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.