Amazonas Cidades

Novos investimentos vão reforçar ações do GRAER-Am, diz Sérgio Fontes

Secretário Sérgio Fontes e Cel. Gouvea, homenageados/Fotos: Nathalie Brasil
Redação
Escrito por Redação

Durante a solenidade militar, em comemoração aos cinco anos de criação do Graer, que aconteceu na noite de ontem, quinta-feira (11), no Comando de Policiamento Especializado  (CPE), o secretário de Estado de Segurança Pública, Sérgio Fontes, destacou o trabalho realizado pelo Grupamento de Radiopatrulhamento Aéreo da Polícia Militar do Amazonas (Graer-PMAM), e adiantou que serão feitos novos investimentos na tropa.
“A intenção do Governo do Amazonas, que me foi passada pelo governador José Melo, é de que nós vamos investir constantemente nesse tipo de atividade, que serve para a polícia, para o combate ao crime, mas, também, para apoiar a população na cheia e na seca, fazer resgate civil, entre inúmeras outras ações. E o objetivo é num futuro bem próximo, assim que passar essa crise, investir também em aviões de asa fixa para que possamos alcançar todo o Estado, que tem dimensões continentais”, afirmou o secretário.

Na avaliação do comandante geral da PMAM, coronel Gilberto Gouvêa, o apoio do grupamento aéreo nas ações da Polícia Militar é fundamental. “É uma missão valorosa de apoio às tropas em terra, é uma ferramenta muito importante. Nós saímos em vantagem quando atuamos com helicóptero e isso se fez perceber diversas vezes tanto na capital quanto no interior. É uma tropa fundamental hoje”, ressaltou.

O comandante do Graer, major Thiago Balbi, falou sobre as ações desenvolvidas ao longo desse período. “Nesses cinco anos, nós conseguimos apoiar a segurança pública nas mais diversas missões. Temos dado apoio policial em casos de manifestação, rebelião, ações dos órgãos ambientais e operações policiais. Também apoiamos o Samu e o Corpo de Bombeiros no transporte de vítimas”, afirmou. Balbi lembrou ainda da atuação do Graer durante a Copa do Mundo de 2014. “Nós conseguimos fazer todas as escoltas das delegações e todo o monitoramento aéreo foi repassado em tempo real com auxílio de um equipamento tecnológico que recebemos para esse fim”, disse.

Durante a cerimônia de ontem, o comandante geral da PMAM, coronel Gilberto Gouvêa, e o secretário de Estado de Segurança Pública, Sérgio Fontes, foram homenageados pela contribuição do trabalho realizado e em reconhecimento aos esforços empreendidos na segurança pública do Amazonas. Receberam homenagem ainda o subcomandante geral da PMAM, coronel Antônio Escóssio, o chefe da Casa Militar, coronel Wilson Martins, o secretário executivo adjunto da SSP, Pedro Florêncio e o tenente coronel Cleitman Rabelo Coelho.

Também foram prestadas homenagens ao Esquadrão de Helicópteros da Marinha, 4º Batalhão de Aviação do Exército Brasileiro, Esquadrão Harpia da Força Aérea Brasileira (FAB), Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa VII) e policiais que se destacaram no Graer. A solenidade foi encerrada com o desfile das tropas do policiamento especializado Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam), Graer, Companhia de Operações Especiais (COI), Choque e Cavalaria.

Início – Criado em 8 de junho de 2010 através da lei No 3.514, o Graer é a unidade especial de execução da Polícia Militar do Amazonas responsável pela gestão e administração dos recursos aéreos da corporação, prestando apoio aéreo para todas as atividades da organização e para os demais órgãos da Segurança Pública do Estado, podendo atuar de forma emergencial, cumprindo missões policiais ou de salvamento.

O Graer conta atualmente com 32 policiais militares, entre pilotos, mecânicos de aeronaves e tripulantes operacionais. O grupamento possui três helicópteros, sendo dois esquilos e um schweizer para realizar as atividades.

Programação – A solenidade militar foi uma das atividades comemorativas dos cinco anos do Grupamento de Radiopatrulhamento Aéreo da Polícia Militar do Amazonas (Graer-PMAM), que também realizará na próxima terça-feira, 16 de junho, das 13h às 19h, em Manaus, o 2º Ciclo de Palestras de Segurança de Voo.

Além de ser fundamental no meio aeronáutico, que tem como obrigação discutir medidas preventivas para a segurança de voo e, consequentemente, das operações aéreas, o evento tem por objetivo congregar a comunidade aeronáutica local, da região Norte e de outros Estados da Federação que já confirmaram presença.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo email: p5.graer@gmail.com. Os interessados devem enviar nome completo, identidade, função profissional e organização a que pertence para o e-mail citado. Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone (092) 98149-9533

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.