Amazonas Cidades Destaques

Novos municípios do Amazonas são contemplados com o Pronatec Turismo

Instalação do programa no interior do AM/Foto: Divulgação
Instalação do programa no interior do AM/Foto: Divulgação
Redação
Escrito por Redação

Mais oito municípios do Amazonas foram contemplados com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Turismo, através da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur). A inclusão desses novos municípios é fruto da avaliação positiva do Ministério do Turismo, com os resultados do programa que a Amazonastur desenvolve desde 2013.
De acordo com a presidente da Amazonastur, Oreni Braga, inicialmente, o Ministério do Turismo elencou apenas municípios próximos as cidades-sedes da Copa do Mundo e, no Amazonas, o Pronatec foi realizado em Manaus, Iranduba, Manacapuru, Novo Airão e Presidente Figueiredo. Já em 2015, por solicitação, também da Amazonastur, o Ministério incluiu o  município de Rio Preto da Eva.

“Permanecemos reiterando solicitações de inclusão de mais municípios no Programa em tela, e obtivemos a avaliação positiva do Ministério do Turismo e que, a partir deste ano, considera Parintins, Barcelos, Tabatinga, Maués, São Sebastião do Uatumã, Itapiranga, Tefé e Borba, como inseridos no Pronatec Turismo, propiciando que esses sejam beneficiados com cursos de qualificação sem custos para as prefeituras”, informa a titular do órgão estadual de turismo.

Oreni Braga esclarece ainda que, a Amazonastur é somente responsável por desenvolver o Pronatec Turismo na Empresa, no Estado, e que as demais linhas de ações do Programa, são desenvolvidas pelas prefeituras municipais, com execução dos cursos pelas instituições do Sistema ‘S’ e Institutos Federais de Educação e CETAM, mas com o auxílio do órgão.

“Desde 2013 já foram capacitados cerca de 1,8 mil pessoas no segmento da atividade turística e atreladas ao setor. Agora, já comunicamos a boa notícia às Prefeituras dos novos municípios inseridos e solicitamos a indicação de representantes para conduzir o Programa, junto ao Ministério do Turismo e apresentar o Mapa de Demanda Identificada, relacionando os cursos e a necessidade de vagas para ser ofertadas” finaliza.

PRONATEC  – A Amazonastur desenvolve, desde 2013, o Pronatec, criado pelo Governo Federal, com o objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica para alunos brasileiros. O Pronatec Turismo foi criado em decorrência da Copa do Mundo de Futebol, ocorrida no Brasil, e foi subdividido em três linhas de ação: Pronatec Turismo Cidadão, Pronatec Turismo na Empresa e Pronatec Turismo Desenvolvimento Local.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.