Amazonas Saúde

Núcleo da UPA Campos Salles atua na prevenção de problemas adversos

UPA Campos Salles, unidade em Manaus/Foto: Divulgação
Redação
Escrito por Redação
UPA Campos Salles, unidade em Manaus/Foto: Divulgação

UPA Campos Salles, unidade em Manaus/Foto: Divulgação

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Campos Salles, na avenida Dona Otília, bairro Tarumã, zona oeste de Manaus, oferece um atendimento diferenciado aos pacientes do Sistema Único de Saúde, graças ao trabalho do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), que tem a responsabilidade de garantir ao paciente, um atendimento seguro, dentro das normas legais estabelecidas para as unidades de saúde.
A equipe do Núcleo desenvolve e dissemina entre os colaboradores ações de segurança, entre elas o reconhecimento e mapeamento dos riscos institucionais relacionados aos processos assistenciais, também estimula a criação de uma cultura de segurança, e organiza as estratégias e as ações que previnam, minimizem e mitiguem os riscos inerentes a estes processos durante o atendimento.

“A responsabilidade com a segurança do paciente que procura a UPA é de todos os profissionais que atuam no atendimento. Portanto, todos os colaboradores da unidade estão preparados para atuar conforme a necessidade do paciente”, enfatiza a diretora da UPA, Márcia Alessandra Nascimento.

Seis Metas da OMS – Implantado, em agosto de 2014, conforme Resolução – RDC 36, de 25 de Julho de 2013 do MS – o NSP da UPA tem como base de atuação, as Seis Metas da Organização Mundial da Saúde: identificar os pacientes corretamente; melhorar a comunicação entre os profissionais; segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos; realizar cirurgia segura, procedimento correto e paciente corretos; prática de higienização das mãos para reduzir os riscos de infecções; reduzir os riscos de quedas.

O atendimento é feito em todas as áreas de saúde/Foto: Divulgação

O atendimento é feito em todas as áreas de saúde/Foto: Divulgação

O Núcleo também cria os Procedimentos Operacionais Padrão (POP) que direciona a equipe de saúde a prestar uma assistência padronizada, sistemática e continuada, diminuindo a possibilidade de erros.

A comissão do NSP é constituída pelo diretor clínico (clínico geral), pela gerente de enfermagem, um ortopedista, um cirurgião, um pediatra, um odontólogo, um farmacêutico, um bioquímico e um enfermeiro que coordena as atividades. “Vamos cumprir as metas e melhorar ainda mais o serviço oferecido pela UPA à população”, afirma o coordenador do Núcleo de Segurança do Paciente, Jacson Rocha.

Assistência diferenciada –  Com média de 350 atendimentos por mês, a UPA sempre busca o bem estar do paciente e sua família. “Venho do bairro Santa Etelvina para procurar o Atendimento na UPA porque sei que aqui sou bem atendido e saio com meu problema resolvido, pois os profissionais são muito atenciosos”, ressalta o funcionário público Marcelo Barros de 38 anos.

A UPA Campos Sales compõe a rede de urgência e emergência do Estado com atendimentos em média complexidade. A unidade de saúde é gerenciada pela Secretaria de Estado de Saúde em parceria com o Instituto Novos Caminhos – Organização Social.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.