Amazonas Colunas

O descaso do poder público se instalou em Manaquiri – por Rodrigo Furtado

Redação
Escrito por Redação

Nos últimos meses, mais precisamente de junho a agosto de 2015, os filhos do querido município de Manaquiri sofrem com o descaso do Poder Público Municipal, que não oferece de forma exitosa, à sua população, a oportunidade de terem acesso à educação de qualidade. Direito esse, garantido pela CARTA MAE e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que assegura o acesso à educação pública e gratuita a todas as crianças e ao adolescente, próximo a sua residência.

O fato é que: a Prefeitura de Manaquiri está sem pagar os barqueiros pelos seus serviços profissionais. Eles são responsáveis pelo translado das crianças e dos jovens para irem à escola, gesto que acarreta prejuízo irreparável no crescimento intelectual e colabora no baixo desempenho educacional das crianças daquela região.

Os moradores da Comunidade do Bom Intento, bem como os pais e responsáveis pelos alunos, denunciaram recentemente, através de um baixo assinado, que me foi direcionado como pedido de socorro, uma ajuda para que através de nossa coluna, pudéssemos tornar visível esse fato lamentável na qual vive a sociedade com as mazelas existentes em Manaquiri.

A falta de vontade política na solução do transporte escolar fluvial é latente, pois, já se passaram quatro (4) meses e o problema ainda existe e, com uma média de 20 aulas perdidas todo mês. Como se não bastasse, o ano letivo esta quase perdido para esses alunos. O custo dos combustíveis, para garantir o direito dos filhos ao estudo, era financiado pelos próprios pais. Entretanto, recentemente informaram a nós e à direção da escola, que não iriam mais custear os combustíveis e, por conta disso, os seus filhos não iriam mais continuar indo às aulas.

Podemos observar, diante desse triste quadro, o descompromisso com o bem comum e o crime gravíssimo contra a Constituição da República Federativa do Brasil e contra os direitos subjetivos e fundamentais civis e, como resposta, queremos saber se a Prefeitura ficará impune e se a justiça irá intervir em favor dos excluídos economicamente, os mais necessitados, mas que desejam ascender socialmente, podendo assim ter o direito de poder realizar seus sonhos.

JUSTICA JA EM MANAQUIRI!! Aguardamos respostas.

*Por: Rodrigo Furtado – Presidente da Juventude da Central de Movimentos Populares do Amazonas, militante dos Movimentos Sociais e cronista do Portal Jornalístico Correio da Amazônia.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.