Amazonas Cidades

O VotoApp mostra resultados e busca orientar eleitores em Manaus

Redação
Escrito por Redação

O representante do Conselho Regional de Estatística da 1º Região, seção Amazonas, professor João Caldas, diz que “a metodologia desenvolvida através do aplicativo VotoApp permite ao eleitor expressar sua intenção de voto para os cargos de prefeito e vereadores simulando parcialmente o ambiente existente na urna eletrônica.

Apoiada nestes conceitos, a empresa TACUTU, propôs uma metodologia cientifica com o intuito de simular a movimentação dos votos dos eleitores para o próximo pleito eleitoral no município de Manaus.

A substituição do entrevistador pela tecnologia da informação permite ao eleitor expressar livremente sua intenção de voto, eliminando qualquer efeito ou influência proporcionada pela presença do entrevistado buscando, assim, representar o ambiente encontrado no dia da eleição.

voto app

Isto transmite, ao eleitor, segurança suficiente para expressar sua real intenção de voto sendo este o objetivo da empresa TACUTU Pesquisas ao desenvolver o aplicativo VotoApp. A aplicação do questionário, como instrumento de coleta da opinião do eleitor está sujeito a fatores climáticos e psicológicos que constituem fontes de variabilidade no processo de aferição da opinião do eleitor.

Na minha João Caldas, novas metodologias ou aprimoramento do instrumento de coleta são bem vindos e salutar, pois além de minimizar possíveis erros podem, também, agregar valor ao estado da arte através de debates técnicos e científicos sobre o procedimentos de inferência estatística para as pesquisas eleitorais”.

Professor Doutor João Caldas.

Professor Doutor João Caldas.

Segundo idealizador do VotoApp, José Teixeira, o procedimento de coleta da opinião do eleitor está dividido em três modulo:

1) Coleta de dados: Validação do eleitor; Perfil socioeconômico, escolha da intenção de voto e por fim modulo de segurança e controle (método adotado para verificar se o eleitor informando corretamente os dados, o domicilio eleitoral e registro único de sua intenção de voto para um período de 20 dias), a coleta é realizada por meio do aplicativo VotoApp;

2) controle e tratamento de dados: estatística descritiva; e por fim;

3) controle de qualidade e validação: função de distribuição de probabilidade e teste X2 (QUI – QUADRADO). O Teste é utilizado para: Verificar se a frequência com que um determinado acontecimento observado em uma amostra se desvia significativamente ou não da frequência com que ele é esperado.

Na metodologia adotada pela empresa TACUTU, a entrada de eleitor (observada) segue uma distribuição de probabilidade, tendo uma proporção gênero, zona e faixa etária que simula um possível cenários para o pleito no período de 1 até 15 de agosto de 2016.

Na pesquisa AM- 02534/2016, o resultado do teste o p-valor está acima de 5% de significância, logo não rejeitamos a hipótese nula, o que permite concluir que os valores obtidos na pesquisa eleitoral são estatisticamente significativo, ou seja, podemos afirmar que os ponderadores utilizados pela pesquisa TACUTU não divergem estatisticamente dos ponderadores indicados pelo TRE.

De acordo com o professor João Caldas, “o processo VotoApp desenvolvido para elaboração de pesquisa eleitoral tem metodologia cientifica pra garantir os resultados obtidos através da base de dados disponível no VotoApp”.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.