Mundo

Onda de calor derrete asfalto de estradas na Índia

Redação
Escrito por Redação

A onda de calor que assola a Índia, levando ao país as mais altas temperaturas já registradas na História do país está derretendo o asfalto em algumas de suas cidades mais populosas. Imagens da TV local mostram moradores na cidade de Valsad, no estado de Gujarat, que se viram presas em estradas derretidas com os sapatos grudados no asfalto amolecido pelo calor. Boa parte das ruas estão tomadas por sandálias abandonadas por transeuntes depois de afundarem.

No Oeste do país as temperaturas ultrapassaram os 50ºC no último fim de semana. O recorde foi registrado na cidade de Phalodi, no estado do Rajastão. O recorde anterior era de 50.6ºC, também registrado no mesmo estado, em 1956.

Os serviços meteorológicos indianos alertaram para uma frequência cada vez maior das ondas de calor que, além dos casos de insolação e desidratação, podem sobrecarregar as malhas energéticas causando interrupções no fornecimento de energia elétrica. Dezenas de milhares de fazendeiros foram obrigados a deixar o campo e seguir para as cidades após a colheita se arruinada pelo calor. Muitos preferiram cometer suicídio a viver nos guetos urbanos. Rios lagos e represas nos estados do Rajastão, Maharashtra e Gujarat estão secos e problemas no fornecimento de água já afetam cerca de 330 milhões de pessoas.

— Estamos rezando para que os deuses tragam as chuvas para que tenhamos algum alívio — diz Neeraj Kumar, morador da cidade de Kanpur, no Norte do país.

Maio e junho são os meses mais quentes no país e costumam registrar temperaturas na faixa dos 40ºC, mas intensidade deste ano surpreendeu os meteorologistas.

— Costumamos ter tempestades nesse período do ano, mas as chuvas não vieram, diz BP Yadav, chefe Departamento Meteorológico Indiano. — Ventos quentes têm chegado do Afeganistão e do Paquistão, aumentando a temperatura local.

(NOTÍCIAS AO MINUTO)

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.