Amazônia Roraima

ONG visita Roraima para divulgar região turística de Rupununi

regiao-turistica-de-Rupununi
Redação
Escrito por Redação

Membros da Organização Não Governamental Conservation International visitaram o Departamento de Turismo (Detur) da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan), para divulgar o projeto Visit Rupununi que trata do desenvolvimento do turismo para uma das mais belas áreas do extremo norte da América do Sul, a região de Rupununi.

No encontro ficou acertado que haverá uma troca de informações quanto às potencialidades turísticas de cada região para serem inseridas nos sítios tanto de Roraima quanto da Guiana. A Ong é coordenada por René Edwards, e o projeto Visit Rupununi é coordenado por Candace Phillips, que explicou o motivo da aproximação.

“O objetivo da visita foi buscar uma maneira de integrar a fronteira entre Brasil e Guiana. Apesar de termos um rio que separa nossos países e de termos a barreira da língua, nós somos praticamente a mesma região. Com isso, a ideia é trabalhar com o Estado de Roraima e o governo brasileiro para desenvolver o potencial turístico dessa região em conjunto”, disse.

A região tem em comum com Roraima algumas etnias indígenas com Waimiri-Atroari, Wapichana e Wai-Wai.

A visita ao Departamento de Turismo foi o primeiro contato. Os membros da Conservation International voltarão ao Estado de Roraima para um encontro onde pretendem aprofundar mais ainda a discussão. O retorno está previsto para acontecer ainda este mês ou começo de julho.

RUPUNUNI
Região localizada no Sudoeste da Guiana, na fronteira da Amazônia brasileira. É um lugar com paisagens variadas esculpidas entre savanas, florestas, pântanos, rios e riachos. A abundância de flora e fauna pode ser encontrada em todo lugar, incluindo animais como jaguars, tamanduás, anacondas, tartarugas, harpias, tatus, arapaimas, lontras de rio e lírios de água.

A região de Rupununi abrange 5000 milhas quadradas de pastagens praticamente intocadas, pântanos e montanhas com florestas de chuva. A área é limitada exclusivamente pelas montanhas Pakaraima , Kanuku e Iwokrama. É considerada uma das regiões de maior diversidade biológica da Guiana e da América do Sul. A região é dividida em seu centro pelas Montanhas Kanuku, que separa o Norte do Sul e faz parte de um sistema de áreas em toda a nação protegida.

Para conhecer um pouco mais da região basta entrar no sítio. O trabalho desenvolvido pela Organização Não Governamental Conservation International também pode seracessado. Contatos para saber mais sobre o projeto Visit Rupununi pode ser feito na cidade fronteiriça de Lethem, no endereço Lot 164, Lethem Rupununi, region 9, Guyana e telefone:+592-772-2227/8.

(Folha de Boa Vista)

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.