Mundo

ONU diz que trégua humanitária no Iêmen começa sexta-feira

Redação
Escrito por Redação

A Organização das Nações Unidas (ONU) espera que uma pausa humanitária incondicional de uma semana nos combates no Iêmen comece na sexta-feira para permitir a prestação de assistência a algumas das 21 milhões de pessoas que precisam de ajuda.A coalizão árabe liderada pela Arábia Saudita tem bombardeado o movimento rebelde dos houthis, que têm apoio do Irã, desde o fim de março na tentativa de devolver o poder ao presidente do Iêmen, Abd-Rabbu Mansour Hadi, que fugiu para Riad.

 

“(O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon) observou que o presidente comunicou à coalizão que aceita a pausa para garantir o apoio e a colaboração”, disse o porta-voz da ONU, Stephane Dujarric, nesta quinta-feira.

Ele afirmou que os houthis, o Congresso Geral do Povo e outras partes envolvidas garantiram ao enviado especial da ONU, Ismail Ould Cheikh Ahmed, que a pausa irá ser plenamente respeitada e que não haverá nenhuma violação de quaisquer combatentes sob o seu controle.

“Nós sentimos que temos as manifestações necessárias de todas as partes para anunciar o começo desta pausa na sexta-feira”, disse Dujarric.

“O secretário-geral aguarda com expectativa os compromissos de todas as partes em conflito no Iêmen para uma pausa humanitária incondicional para começar na sexta-feira… até o fim do Ramadã”, disse.

(Yahoo)

 

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.