Amazonas Cidades

‘Operação Presença 26’ será deflagrada hoje (10), com maior abrangência

Policiamento ostensivo na Capital, RM e Interior/Foto; SSP
Policiamento ostensivo na Capital, RM e Interior/Foto; SSP
Redação
Escrito por Redação

Visando combater e reduzir os índices de criminalidade na capital amazonense, nos municípios do interior e da Região Metropolitana de Manaus, a Polícia Militar do Amazonas, por determinação do comandante geral da Corporação, coronel PM Gilberto de Andrade Gouvêa, está deflagrando hoje, quinta-feira (10), a “Operação Presença 26”.
De acordo com o tenente-coronel PM Franclides, comandante do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), as ações operacionais têm início às 21h00 de hoje, e prosseguem até a próxima quinta-feira (17).

“Na capital as ações serão desencadeadas em todas as zonas geográficas nas áreas de maior incidência criminal, com o objetivo de manter a ordem pública e o meio ambiente, prestando à população um policiamento ostensivo de excelência”, afirmou o comandante do CPM. Ele alertou que serão combatidos diversos crimes como homicídio, roubo, furto, tráfico de entorpecentes, porte ilegal de armas de fogo, entre outros.

Além disso, serão reprimidas as ações de infratores de trânsito que ponham em risco a vida de outros, receptadores e condutores de veículos roubados ou furtados, bem como a atuação de quadrilhas especializadas em roubos e furtos nas saídas de bancos, centros comerciais e financeiros e outras áreas. As ações terão ainda a atuação de outros órgãos que compõem a segurança pública como Polícia Civil, Detran-AM, Conselhos Tutelares e Manaustrans.

O patrulhamento será intensificado em todas as zonas geográficas da cidade, com uso viaturas motorizadas de duas e quatro rodas, visando saturar áreas da cidade com alto índice de criminalidade, especialmente em áreas comerciais e bancárias através de policiamento a pé.

Também serão usadas barreiras fixas, barreiras itinerantes e redutores de velocidade, com intuito de realizar abordagens a pessoas e veículos particulares e coletivos, por meio da “Ação Catraca”. Serão abordados ônibus e micro-ônibus que fazem transporte urbano e rodoviário de passageiros, além do patrulhamento dentro dos terminais de ônibus que será reforçado. Outro destaque são as ações de visibilidade e relacionamento comunitário, com viaturas dispostas em pontos estratégicos que podem ser acionadas a qualquer momento pela população.

Denúncias pelo aplicativo InforMe e mídias sociais – A Polícia Militar ressalta ainda que, além do número 190, a população tem à sua disposição o aplicativo InforMe, para ajudar a polícia e denunciar crimes. A ferramenta está disponível na PlayStore Google e pode ser baixada gratuitamente por usuários de dispositivos móveis que utilizem o sistema operacional Android. O cidadão pode ainda acessar as mídias sociais da instituição na internet (Facebook e Twitter).

Nas áreas comerciais, guarnições motorizadas de policiamento ostensivo e a pé, atuarão diariamente prevenindo ilícitos, identificando suspeitos ou infratores, combatendo a criminalidade.

“Ação Rio Seguro” – Toda a orla da cidade será fiscalizada com finalidades preventivas e repressivas, a fim de assegurar efetiva segurança à população local e que reside em flutuantes, além de garantir resposta rápida em caso de possíveis ocorrências. As ações serão executadas pelo Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb).

As ações da “Operação Presença 26” na capital terão seus desdobramentos em todos os municípios da Região Metropolitana de Manaus, por meio das suas respectivas unidades operacionais.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.