Amazonas Cidades

Operação Presença ‘XX’ revela redução da criminalidade e mortes violentas, em Manaus

Operação nas ruas de Manaus/Foto: SSP-Am
Operação nas ruas de Manaus/Foto: SSP-Am
Redação
Escrito por Redação

As ações da Operação Presença “XX”, deflagrada pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM), no último fim de semana, superaram as expectativas da instituição, com reflexos na redução das ocorrências de mortes violentas e nos índices de criminalidade em toda a capital. A afirmação foi feita pelo Comandante Geral, Coronel Gilberto de Andrade Gouvêa, durante a apresentação dos resultados da operação na manhã desta segunda-feira (27), na sede do Comando da corporação.
Na avaliação do Comandante Geral, a capital viveu um dos finais de semana mais tranquilos desse ano. O Coronel Gouvêa fez questão de frisar que a Polícia Militar conseguiu trazer não somente sensação de segurança à população, mais efetivamente se manter presente em todas as zonas de Manaus, visando prevenir crimes.

“Todo esse resultado, que é bastante positivo, se deve ao empenho de todos os policiais militares que se esforçam diariamente para garantir a segurança dos cidadãos. O policiamento ostensivo é exclusividade e competência da PM. Os resultados do final de semana foram excelentes, pois não registramos mortes violentas no trânsito e nem entre pessoas, além de apenas dois crimes de menor potencial ofensivo”, explicou Gouvêa.
“Nossa missão institucional é a prevenção da criminalidade que a Polícia Militar cumpre e continuará cumprindo, a qual preza pela manutenção da vida, o que nós efetivamente realizamos. Essa é a orientação do Governador do Estado, Professor José Melo, e vamos buscar manter esses índices e garantir a tranquilidade dos cidadãos amazonenses”, afirmou o Comandante Geral.

Em números

De acordo com o Coronel Gouvêa, foram mobilizados na Operação Presença ‘XX’, cerca de 700 policiais militares e 200 viaturas de quatro rodas e duas rodas, em 40 barreiras policiais montadas por turno de serviço, resultando na abordagem de aproximadamente 9.000 veículos (carros, ônibus coletivos, táxis, mototáxis, e caminhões) e 14 mil pessoas. Como reflexo das ações destaca-se a fiscalização de 112 bares e similares; a apreensão de (04) quatro armas de fogo; (11) onze veículos recuperados; (18) dezoito pessoas presas em flagrante; além de (10) dez pessoas apresentadas aos Distritos Integrados de Polícia (DIP).

Conforme a Polícia Militar, a segurança reforçada na capital visa conter e reduzir os índices de criminalidade, não apenas motivada pelos registros recentes. “A redução dos crimes de morte violenta foi impactante, inclusive da redução dos custos para a saúde pública, por exemplo, em face do pouco acionamento do aparato do órgão responsável. Estamos satisfeitos com esse resultado e vamos manter o controle nas próximas fases. Quando realizamos operações objetivamos resultados pontuais, mas intensificaremos as ações durante a semana, inclusive com o incremento dos dados de geoestatística criminal desenvolvido pela 3ª Seção do Estado Maior da Polícia Militar”, anunciou.

Fiscalização intensa no serviço de transporte coletivo/Foto: SSP-Am

Fiscalização intensa no serviço de transporte coletivo/Foto: SSP-Am

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.