Amazonas Esportes

Órgãos apresentam planejamento a ser utilizado na passagem da Tocha Olímpica

Anibal Junior carregará a Tocha Olímpica/Foto: Divulgação
Anibal Junior carregará a Tocha Olímpica/Foto: Divulgação
Redação
Escrito por Redação

Órgãos do Sistema de Segurança Pública (SSP-AM, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Detran e Departamento de Polícia Técnico-Científica)  apresentam hoje, quinta-feira (09), à imprensa do AM, o planejamento do 1º Exercício Simulado para passagem da Tocha Olímpica em Manaus, que será realizado no sábado (11).
A ocorrência simulada inicia com uma colisão entre um carro com cinco passageiros, saindo do posto de gasolina e colidindo com a lateral de um ônibus que está transportando 34 passageiros, além de uma moto com uma pessoa somente que colide com a traseira do ônibus na avenida Torquato Tapajós, em Flores, na Zona Oeste.

O treinamento tem o propósito de testar os órgãos quanto aos procedimentos de segurança que devem ser aplicados em casos de emergência, que possam vir a ocorrer durante o percurso da chama olímpica na capital (nos dias 19 e 20 de junho), a exemplo de situações que envolvam acidente com grande número de pessoas e veículos.

Brieffing –  O brieffing tem o propósito de  explicar aos jornalistas a dinâmica operacional do simulado, bem como divulgação à população da mudança do itinerário do trânsito por conta do exercício.

O CICC será o órgão responsável em receber as informações das ocorrências e gerenciar as demandas para os órgãos que integram a operação de segurança da passagem da Tocha Olímpica, conforme a competência de cada um.

Participam do simulado órgãos do Sistema de Segurança Pública (Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Departamento de Polícia Técnico-Científica) e órgãos municipais como Manaustrans, Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), entre outros.

Simulação – Segundo secretário-executivo de Planejamento e Gestão Integrada, coronel Dan Câmara, o exercício está sob a liderança do Corpo de Bombeiros em uma situação típica de sua atividade-fim. E visa à pronta-resposta em caso de qualquer incidente no momento da condução da tocha.

Trânsito – Entre 10h e 11h da manhã do sábado, os ônibus que trafegarem pela Torquato Tapajós, no sentido bairro/Centro, terão o itinerário alterado em função da interdição de trecho dessa via para a realização do treinamento.

Durante a interdição, agentes do Manaustrans farão o desvio das linhas de ônibus para a avenida Paulo Jacob (via de acesso ao conjunto Hileia), que em seguida retornarão para a avenida Torquato Tapajós, por meio da avenida Santos Dumont (entrada do conjunto Santos Dumont).

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.