Amazonas Cultura

Orquestra Filarmônica do AM interpreta música brasileira na ‘Série Guaraná’

Orquestra Filarmônica do AM, na Série Guaraná/Foto: Divulgação
Redação
Escrito por Redação

Uma edição da “Série Guaraná” voltada, exclusivamente, aos clássicos da música brasileira, com composições de Heitor Villa-Lobos, John Neschling e Camargo Guarnieri, vai acontecer amanhã, quinta-feira (27), num espetáculo que começa às 20h00, no Teatro Amazonas, no Largo de São Sebastião, a cargo da Orquestra Amazonas Filarmônica, regida pelo maestro Otávio Simões.
Os ingressos para a plateia custam R$ 20 e já estão sendo vendidos na bilheteria do Teatro Amazonas. Os outros setores terão acesso livre. Os portões do Teatro Amazonas serão abertos meia hora antes do início do espetáculo.

“A música clássica nacional também tem grande espaço nessa série que é um dos maiores sucessos de público da programação regular da Secretaria de Estado da Cultura. Através da variedade de concertos, os músicos da Orquestra Amazonas Filarmônica têm mostrado sua versatilidade musical e o motivo de já serem considerados uma das grandes filarmônicas do país”, afirmou o secretário de Estado da Cultura, Robério Braga.

No repertório estão o Tema de Amor, que fez parte da minissérie “Os Maias” de John Neschling, Sinfonia nº 2 “Uirapuru” de Camargo Guarnieri e Choros nº 6 de Heitor Villa-Lobos.

“Daremos ao público um verdadeiro panorama da música brasileira de concerto”, afirmou o maestro Otávio Simões.

Os compositores

Neschling é um dos mais importantes maestros de orquestra e ópera do país. Membro da Acadameia Brasileira de Música e diretor musical e maestro da Sinfônica do Estado de São Paulo de 1997 a 2008. Atualmente é diretor artístico do Teatro Municipal de São Paulo.

Camargo Guarnieri é uma das principais referências na cultura brasileira a partir da década de 1950. Possui mais de 700 obras compostas. Pouco antes de morrer recebeu o prêmio “Gabriela Mistral”, como o maior compositor das Américas.

Já Heitor Villa-Lobos é tão importante para a música brasileira que em sua data de nascimento (5 de março) é celebrada o “Dia Nacional da Música Clássica”. É o compositor brasileiro com maior número de execuções em espetáculos ao redor do mundo. Em suas obras destacam-se o regionalismo brasileiro, com elementos de canções populares e indígenas.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.