Destaques Saúde

´Outubro Rosa´ na Seduc-Am tem campanha contra câncer de mama e do colo uterino

Servidores realizam testes sobre os câncer de mama e colo/Foto: Eduardo Cavalcante
Redação
Escrito por Redação

Com o objetivo de orientar as servidoras públicos da Educação, quanto à importância da prevenção do câncer de mama e do colo de útero, teve início hoje, segunda-feira (03), a cargo da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc), a campanha “Se toque no rosa pela vida”, que neste ano, faz referência ao Movimento Outubro Rosa, e acontecerá durante todo o mês de outubro.
A abertura da campanha aconteceu no hall da sede da Seduc, no bairro Japiim, na zona Sul de Manaus. Executada pela Gerência de Promoção e Valorização do Servidor da Seduc, ela é parte das ações do Programa Valoriza RH, que promove atividades para integrar e favorecer a qualidade de vida dos funcionários públicos estaduais da educação, dentre as quais: atividades de avaliação física, ginástica laboral e palestras diversas sobre saúde.

Servidores realizam testes sobre os câncer de mama e colo/Foto: Eduardo Cavalcante

Servidores realizam testes sobre os câncer de mama e colo/Foto: Eduardo Cavalcante

Neste ano, as servidoras da Educação terão acesso a palestras educativas sobre os cuidados necessários para a prevenção do câncer de mama e do colo de útero, além de orientações e realização de exames de mamografia, ultrassonografia, preventivo, exames dermatológicos, testes de glicemia, aferição de pressão arterial, avaliação física, orientação nutricional, serviços de embelezamento, massagem relaxante, corte de cabelo, dentre outros.

Prestigiando a abertura da campanha, o secretário Executivo Adjunto de Gestão da Seduc, Cláudio Marins Melo, destacou a importância das ações para a prevenção e o combate ao câncer de mama e colo do útero. “Essa campanha tem o objetivo de alertar as nossas servidoras quanto aos cuidados e a prevenção contra o câncer de mama e colo do útero. Quanto maior for o cuidado, maiores serão as chances de descobrir um possível sintoma relacionado a uma das doenças e consequentemente, maiores serão as chances de tratamento e recuperação”, afirmou o secretário.

A secretária Executiva Adjunta do Interior, Ana Maria Araújo de Freitas também acompanhou as programações nesta segunda-feira.

Realizada desde 2013, a campanha “Se toque no rosa pela vida”, já realizou 1.086 exames, sendo 229 mamografias, 493 ultrassonografias, 204 preventivos e 160 testes de glicemia.

Para a realização da campanha, a Seduc firmou parceria com as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde (Semsa e Susam); Fundação Centro de Controle de Oncologia (Fcecon); Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam); Rede Feminina de Combate ao Câncer; Fundação Alfredo da Mata; Faculdade Fametro e Academias Tônus, Cagin e GR Fitness.

Além dos serviços oferecidos, as servidoras terão acesso à palestra do Doutor Gerson Mourão, médico especialista em ginecologia, obstetrícia e mastologia. A programação acontecerá no dia 19 de outubro, no Hall de Galerias da Seduc.

...além dos testes, servidores participam de palestras/Foto: Eduardo Cavalcante

…além dos testes, servidores participam de palestras/Foto: Eduardo Cavalcante

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.