Amazônia Pará

PA: Belém comemora hoje 400 anos de fundação

Redação
Escrito por Redação

A cidade de Belém comemora hoje (12) 400 anos, mas desde ontem (11) os moradores da capital do Pará, fundada em 12 de janeiro de 1616, estão em festa. Mais de 60 mil pessoas foram à orla, onde participaram do show de artistas locais, entre eles Fafá de Belém, Israel Novaes, Dona Onete e a banda Gang do Eletro. Uma queima de fogos deixou o clima ainda mais animado.

“Estar presente no aniversário de 400 anos de Belém é um presente. Estou aqui, acompanhando cada um dos músicos que se apresentam e vejo a emoção do público, que nos presenteia com esse carinho”, disse Fafá de Belém.
Belém surgiu da povoação que se formou em volta da foz do Rio Amazonas, inicialmente chamada de Feliz Lusitânia, depois Santa Maria do Grão Pará, Santa Maria de Belém do Grão Pará e, finalmente, Belém.

Com o ciclo da borracha, a cidade passou por grande desenvolvimento. O seu apogeu foi entre os anos 1890 e 1920, período em que foram construídos o Cinema Olympia, o Theatro da Paz, inspirado no Teatro Scala de Milão, na Itália, e o Mercado Ver o Peso, atualmente a maior feira livre da América Latina, onde a pessoa pode encontrar as frutas da região, como o cupuaçu e o açaí, e apreciar a culinária local.

Belém tem também uma das festas religiosas mais importantes do calendário da Igreja Católica no mundo. O Círio de Nazaré, que ocorre no mês de outubro, chega a reunir mais de 2 milhões de fiéis pelas ruas da capital paraense, atraindo turistas brasileiros e estrangeiros.

Para homenagear os 400 anos de Belém, os Correios lançam hoje, às 19h, em cerimônia no Hangar do Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, oito modelos de selos da série Maravilhas de Belém do Pará, que destacam, com mangueiras compondo a imagem de fundo, a marca especial para a data e as sete maravilhas do município: a Estação das Docas, o Mercado Ver o Peso, o Theatro da Paz, o Forte do Castelo, a dança carimbó, o Círio de Nazaré e o açaí.

(NOTÍCIAS AO MINUTO)

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.