Amazônia Pará

PA: Belém é a 1ª cidade do Norte a receber projeto de bicicletas compartilhadas

Redação
Escrito por Redação

Belém receberá o primeiro sistema de bicicletas compartilhadas de Belém. Trata-se do projeto “Bike Belém”, que será apresentado pela Hapvida Saúde neste sábado (02), a partir das 9h, na Praça Batista Campos.

“É uma marca do Hapvida trabalhar a saúde de forma construtiva e preventiva. Entendemos que precisamos levar saúde à cidade como um todo”, explica diretora de Comunicação e Marketing do Hapvida, Simone Varella.

O sistema de bicicletas compartilhadas faz da capital paraense a primeira cidade da Região Norte a receber a iniciativa promovida pelo Hapvida. Ao todo serão 11 estações distribuídas em diferentes pontos da cidade, as 10 primeiras ativas estão localizadas nos bairros da Cidade Velha, Jurunas, Umarizal, Batista Campos e Campina.

Cada estação contará com 10 bicicletas, que poderão ser utilizadas por qualquer pessoa cadastrada no sistema. O cadastro poderá ser feito pela internet, através do site www.bikebelem.com e o destrave das bicicletas para uso poderá ser feito via aplicativo para celulares ANDROID e IOS ou ligação telefônica. Os preços ficarão entre R$ 5 para passes diários e R$ 10 para passes mensais. Cada passeio poderá ser feito em até 90 minutos com intervalos de pelo menos 15 minutos entre cada um deles.

Cada bicicleta possui um chip de identificação que serve para identificar com qual usuário a bicicleta está. Ele identifica também quanto tempo ela está fora da estação e em qual estação ela se encontra. O sistema de gestão do projeto é seguro e monitora todas as bicicletas 24h. As bicicletas, desenvolvidas pela Samba Transportes Sustentáveis, têm fabricação 100% nacional, pesam em torno de 16 quilos, possuem quadro em alumínio com design diferenciado, três marchas, selins com altura regulável, guidão emborrachado, acessórios de sinalização e sistema de identificação e trava eletrônica.

As estações funcionam alimentadas por energia solar e são interligadas por sistema de comunicação sem fio, via rede 3G e 4G, permitindo que estejam conectadas com a Central de Controle Samba 24 horas por dia. A central monitora, em tempo real, toda a operação do sistema, garantindo a melhor distribuição das bicicletas. O projeto também conta com oficina de manutenção para montagem e recuperação dos equipamentos e veículos especiais para distribuição das bicicletas.

Mais informações na Central de Atendimento ao usuário: 4003 0374.

(DOL)

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.