Amazônia Pará

PA: Policiais encontram “chupa-cabras” em agências bancárias

chupa-cabra
Redação
Escrito por Redação

Policiais militares encontraram em agências bancárias de Belém alguns “chupa-cabras”, como são conhecidos os mecanismos utilizados por bandidos para conseguir informações de cartões em caixas-eletrônicos.Em um vídeo que circula na nas redes sociais, é possível ver a ação policial que identifica e retira os dispositivos de uma agência localizada na travessa Nove de Janeiro com Antonio Barreto. Com a greve dos bancários, a utilização de caixas-eletrônicos aumenta consideravelmente, o que atrai mais ainda a atenção dos bandidos e a prática criminosa:

 
Os “chupa-cabras”

O skimming (ou golpe do chupa-cabras, como é conhecido no Brasil) é uma forma de fraude financeira de alta tecnologia que utiliza basicamente um equipamento colocado na parte frontal do leitor de cartões e entrada de envelopes, como se fosse parte integrante da máquina.
Junto aos equipamentos são colocados papeis adesivos com números de telefones para que os criminosos possam obter dados bancários dos clientes que ligam quando percebem que o cartão ficou preso.

Através da leitura dos dados, os criminosos tem acesso às informações da fita magnética do cartão de débito ou crédito. Assim, podem capturar tanto o número quanto o PIN (Personal Identification Number), que é como se costuma chamar a senha do cartão. O golpe também é comum em outros estados, ocorrendo também em postos de gasolina.

Todo cuidado é pouco!

A Polícia orienta a quem for fazer transações bancárias que primeiro observe se não há algo estranho na entrada dos envelopes ou de cartões. Somente após esta conferência, é que deve-se fazer um depósito ou mesmo outra transação bancária com segurança.

Caso alguém encontre alguma irregularidade, é possível fazer denúncias através do número 190.

(DOL)

 

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.