Amazônia Pará

PA: Vale apresenta novo trem de passageiros

Redação
Escrito por Redação

O novo trem de passageiros da Estrada Ferro de Carajás (EFC), que liga os estados Pará e Maranhão, foi apresentado à imprensa de Marabá na tarde da última quarta-feira (2), expondo inúmeras novidades e funcionalidades para quem for viajar. Entre elas uma das grandes mudanças é que o novo trem segue padrões europeus e agora a classe econômica é totalmente climatizada.O antigo trem tinha capacidade de transportar 1.300 pessoas, já o novo suporta até 1.550 passageiros por viagens, com um incremento equivalente a 15%, começando a circular a partir do dia 14 de setembro. Ele possui 39 carros, equivalente a cerca de 800 metros de comprimento, seis dos carros são executivos, 21 econômicos e 12 de serviços que incluem lanchonete, restaurante, carro especial para cadeirantes, bagageiro e gerador. Os carros executivos tem capacidade para 60 passageiros, já o econômico possui 79 lugares.

 
Ao todo, o investimento na frota da EFC foi de U$ 55,6 milhões de dólares, com fabricação na Romênia e preocupação de redução de consumo. De acordo com o supervisor do trem de passageiros da Vale, Ítalo Carvalho, a fabricação do novo trem atende a preocupação da empresa Vale em se renovar não só com transporte de cargas, mas também com o de passageiros. “É uma renovação que se dá para melhorar o conforto, comodidade e segurança dos passageiros”, explica.

A expectativa da Vale é de maior movimentação econômica, aumentando o turismo na região, também fora da época de férias, quando o trabalho é bem ocioso. “Queremos manter o trem sempre cheio até pra atender a comunidade que está ao redor da ferrovia”, acrescenta Ítalo.

TRANQUILO

A passageira Maíra Fontenele já realizou mais de 20 viagens no trem entre Marabá e São Luís, e todo ano precisa fazer o mesmo percurso. Maíra opta pelas viagens de trem porque são mais tranquilas e tem grande expectativa para viajar no novo trem. “Esperamos sempre melhoria pra gente que viaja direto”, conta.

O trem percorre 27 municípios e povoados, sendo quatro no sudeste paraense e 23 no Maranhão. Parte da estação Ferroviária de São Luís- MA com destino a Parauapebas as segundas, quintas e sábado. Ás terças, sextas e aos domingos realiza percurso de volta. Segundo a empresa, os preços das passagens não sofreram alteração com a nova aquisição.

comodidade-do-trem-da-vale

(DOL)

 

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.