Amazonas Cultura

Paço da Liberdade recebe a ‘Festa Nacional Francesa’ no sábado (11)

Paço da Liberdade recebe evento francês/Foto: Ingrid Anne
Paço da Liberdade recebe evento francês/Foto: Ingrid Anne
Redação
Escrito por Redação

No próximo final de semana, o entorno do Paço da Liberdade será mais uma vez colorido com as cores da bandeira da França, em comemoração aos festejos da Queda da Bastilha, celebrada em 14 de julho.
O evento, que é uma realização da Aliança Francesa, em parceria com a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), ocorrerá no sábado e no domingo (11 e 12), das 18h00 às 21h00, no entorno do Paço e da Praça D. Pedro II, Centro Histórico. A programação é gratuita e inclui dança, música e espaço gastronômico.

O diretor-presidente da Manauscult, relembra que este é o segundo evento com temática dedicada a França, e feito em parceria com a Aliança Francesa – o primeiro foi a Festa da Música, realizado no mês passado. Além disso, ele destaca que Manaus possui diversas influências francesas em sua expressão artística e costumes. “Nossos espaços culturais estão à disposição para parcerias com a iniciativa privada em benefício da população. Pela segunda vez estamos realizando um evento com a Aliança Francesa, gratuito e aberto ao público”, destacou.

A festa é reproduzida na capital amazonense desde a década de 1970, tornando-se tradicional na cidade na comunidade francesa. “Temos uma público que prestigia todos os anos a Festa Nacional Francesa, como é conhecida a data, por ser um evento importante para a comunidade francófona que reside em Manaus. Além disso, é uma festa do calendário da escola”, declarou a diretora da Aliança Francesa Manaus, Luciana Cavalcanti.

O evento inclui um espetáculo de dança “Encontros com a Dança de Salão”, projeto dos alunos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), com apresentação de músicas típicas e “Can Can”. A agenda tem show musical inspirado nos grandes clássicos da música francesa e a presença de food trucks e food bikes em uma praça de alimentação exclusiva.

Como parte da programação, o público poderá ainda conferir a exposição “A Evolução do Vestido na França da Idade Média até os anos 50”, que conta com 13 bonecas de 60 centímetros de altura e que refletem os principais períodos da história do país. Toda a indumentária foi baseada em pesquisa histórica e etnográfica da França e nasceu a partir de uma pesquisa sobre moda da figurista Fernanda Gomides. Segundo ela, a mostra foi inspirada nas “Pandoras”, bonecas feitas por Madame Montespan, concubina do Rei Luís XVI, que tinha como objetivo mostrar o que ocorria no mundo da moda da França no século XVII.

Revolução Francesa

A Festa Nacional Francesa é associada à Queda da Bastilha, em 1789, que marca o início da Revolução Francesa. A data começou a ser comemorada em 1880, celebrando a mistura de diversos povos e elementos étnicos que formam a nação, lembrando a união do povo, deixando para o passado a violência que marcou o início da revolução francesa.

A Aliança Francesa é uma instituição de referência na cultura francesa presente em diversos continentes e que foi fundada em 1972 na capital amazonense. A escola é única com diploma reconhecido na Europa e aplica os testes oficiais de proficiência da língua. Ao longo do ano, mantém uma agenda fixa de eventos e atividades como forma de fomento à cultura francesa na cidade.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.