Amazonas Saúde

Palestra sobre AVC abre 6ª Semana da Saúde do Poder Legislativo, amanhã (16)

A aferição da PA dá início à verificação/Foto: Divulgação
A aferição da PA dá início à verificação/Foto: Divulgação
Redação
Escrito por Redação

Uma palestra sobre Acidente Vascular Cerebral (AVC), conhecido como “derrame cerebral”, proferida pela médica neurologista Thaysa Littaif, marca a abertura da “6ª Semana da Saúde”, promovida pela Diretoria de Saúde da Assembleia Legislativa do Amazonas, evento que acontece amanhã, sexta-feira (16), às 09h00.
A Semana da Saúde faz parte da campanha “Outubro Rosa”, um movimento mundial de alerta contra o câncer de mama, que será realizada pelo sexto ano consecutivo pelo Poder Legislativo, envolvendo servidores, diretores e deputados.

A programação preparada para a “6ª Semana da Saúde”, que vai até o próximo dia 23 de outubro, inclui palestras, exames e doação de sangue.  Na segunda feira (19), além das atividades internas, os servidores vão fazer doação de sangue coletiva. Uma equipe do Hemoam estará no Centro Médico da Aleam esperando pelas doações.

Paralelamente, a Unidade Móvel de Saúde da Mulher (Carreta da Mulher) estará realizando exames como mamografia, ultrassonografia de mama, abdominal total e pélvica, aparelho urinário, transvaginal e tiroide. A meta da Diretoria de Saúde é realizar 250 exames de mama nas servidoras ativas e inativas. O foco da campanha são as mulheres entre 40 e 69 anos de idade. A carreta vai ficar estacionada em frente ao Centro Médico Dr. Luiz Carlos Avelino. O atendimento será feito no horário da manhã e da tarde.

Durante a 6ª Semana de Saúde da Aleam, as servidoras poderão realizar também o exame preventivo. “Por meio da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa (Assale), contratamos um laboratório para o preventivo”, informou a gerente de Saúde da Aleam, Susan Ribeiro.

“Outubro Rosa” é uma campanha de conscientização realizada por diversos órgãos e entidades durante o mês de outubro, dirigida à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento surgiu em 1990, na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então, vem sendo promovida anualmente na cidade.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.