Mundo

Papa diz que Brexit expressa vontade do povo e requer responsabilidade

Papa Francisco Brexit expressa vontade do povo/Foto: AV
Papa Francisco Brexit expressa vontade do povo/Foto: AV
Redação
Escrito por Redação

O Papa Francisco disse hoje (24), que o referendo que decidiu pela saída do Reino Unido da União Europeia, expressa a vontade da povo e requer grande responsabilidade para garantia do bem-estar dos britânicos.
O referendo foi realizado nessa quinta-feira (23) e o resultado, divulgado nas primeiras horas da manhã de hoje (24), mostra que, com 52% dos votos a favor, o Reino Unido decide deixar a União Europeia.

“Foi a vontade expressa pelo povo, e isso requer a todos nós uma grande responsabilidade para garantir o bem do povo do Reino Unido e também o bem e a convivência de todo o continente europeu. Assim eu espero”, disse o Para Francisco a jornalistas ao ser informado, durante o voo de Roma a Yerevan (Armênia), sobre o resultado do referendo. O papa Francisco viajou nesta sexta-feira para Armênia, para uma visita de três dias ao país cristão.

A taxa de participação no referendo foi de 71,8%, a maior em votações no Reino Unido desde 1992. O Reino Unido é o primeiro país a sair da União Europeia desde a sua criação, mas a decisão não significa que o país deixará imediatamente de ser membro da UE. Esse processo pode demorar dois anos, de acordo com o Tratado de Lisboa.

Em pronunciamento à nação, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou sua renúncia. Ele deve deixar o cargo em outubro. Cameron sempre se posicionou favoravelmente à permanência do Reino Unido na UE e, durante os meses que antecederam o referendo, afirmou que o Brexit – união das palavras Britain (Grã-Bretanha) e exit (saída, em inglês) – poderia trazer graves consequências econômicas para o país.(Agência Brasil/Rádio Vaticano)

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.