Amazonas Cidades

Parintins e Canutama recebem nova etapa do mutirão do Cadastro Ambiental Rural

Mutirão regulariza situações pendentes em relação ao CAR/Foto: Pedro Moraes
Redação
Escrito por Redação

Com o objetivo é realizar atendimento a produtores rurais junto ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), está iniciando mais uma etapa do Mutirão Integrado de Regularização Ambiental e Fundiária nos municípios de Parintins (de 14 a 18) e Canutama (21 a 29 de setembro).
A escolha desses municípios para o Mutirão foi feita em função do Plano Safra, que prevê uma série de incentivos aos produtores rurais, desde que estejam com imóvel ambientalmente regularizado. “O Plano Safra prevê implementos agrícolas para a produção nessas propriedades. A partir disto, foram escolhidos Parintins e Canutama. Mas ainda em outubro, chegaremos a Humaitá e Autazes também”, disse a gerente de controle agropecuário do Ipaam, Alexsandra Bianchini.

A ação conta com a parceria da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Programa Terra Legal e o Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam).

Resultados Positivos – O último Mutirão Integrado de Regularização Ambiental e Fundiária promovido pelo Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (Ipaam) ocorreu na cidade de Apuí. Ao todo foram atendidos 320 produtores rurais, o que resultou em 246 Cadastros Ambientais Rurais (CAR).

Números – Só neste ano são quase 4 mil cadastros ambientais rurais efetivados. Destes, 2.017 foram concluídos de janeiro a abril de 2015, o que demonstra uma procura maior pelo CAR por parte dos proprietários de imóveis rurais.

CAR – O CAR é um instrumento fundamental para auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais. Consiste na espacialização de informações georreferenciadas do imóvel, com delimitação das Áreas de Preservação Permanente (APP), Reserva Legal (RL), remanescente de vegetação nativa e áreas consolidadas.

Pedro Moraes

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.