Amazonas Política

Festival: ‘Povo de Parintins é uma verdadeira usina de criação’, diz Melo

Uma noite do Caprichoso/Foto: Joel Arthus
Redação
Escrito por Redação
A criatividade do Garantido/Foto: Joel Arthus

A criatividade do Garantido/Foto: Joel Arthus

A criatividade e o esforço conjunto do Governo do Estado, Prefeitura de Parintins e as agremiações Garantido e Caprichoso asseguraram, segundo o governador do Amazonas, José Melo, o sucesso da edição que marca o cinquentenário do Festival Folclórico de Parintins, que encerra na madrugada desta segunda-feira no município (a 369 quilômetros de Manaus). Na última noite de festa, o governador recebeu no Bumbódromo o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha.
Para José Melo, o que prevalece na edição histórica do festival é a celebração da cultura popular, genuinamente amazônica. “O povo de Parintins é uma verdadeira usina de criação, que a cada ano nos surpreende com alegorias fantásticas, movimentos que transcendem a imaginação. Conseguimos ter um grande festival, com a união dos bois, do nosso Governo, da Prefeitura de Parintins e com o apoio dos patrocinadores que incentivam uma das mais belas expressões culturais do mundo”, frisou.

O desafio dos bois-bumbás Garantido e Caprichoso, como reflexão nestes 50 anos de festival, segundo José Melo, é continuar se reinventando, sempre priorizando a exaltação da cultura, com responsabilidade e respeito ao povo de Parintins. O resultado disso, afirma José Melo, será a manutenção da festa para além das fronteiras.

“O festival está cada vez mais saindo das nossas fronteiras e este ano tivemos aqui a presença de autoridades importantes desse e de outros países, que depois se transformam em embaixadores da nossa cultura, da nossa gente”, disse José Melo. Neste ano, o Festival de Parintins contou com a presença de embaixadores de dez países, além dos ministros da Cultura, Juca Ferreira, do Turismo, Henrique Alves, e do senador Aécio Neves.

...e a vista de Eduardo Cunha/Foto: Joel Arthus

…e a vista de Eduardo Cunha/Foto: Joel Arthus

Na última noite do Festival de Parintins, o governador, acompanhado da primeira-dama do Estado, Edilene Gomes de Oliveira, recepcionaram o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, e a esposa Cláudia Cruz, que prestigiam a festa pela primeira vez.  Eduardo Cunha ressaltou que o festival é uma importante riqueza cultural do país. “Parintins é um espetáculo muito bonito e nós temos que prestigiar, principalmente por representar o folclore de uma região importante do país e é um espetáculo que, quem não conhece, não sabe o que está perdendo”, destacou.

O 50º Festival Folclórico de Parintins é promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura. Neste ano, a festa recebeu do Estado recursos da ordem de R$ 9,6 milhões, destinados às apresentações dos bois-bumbás Garantido e Caprichoso, a operacionalização e logística dos jurados e iluminação e sonorização do Bumbódromo.

Maior espetáculo folclórico a céu aberto do mundo, o Festival de Parintins também tem o apoio da Coca-Cola, Bhrama, Bradesco, Petrobras, Correios, Eletrobras e Vivo, além do apoio do Ministério da Cultura através da Lei Rouanet. Ao todo, 30 órgãos e instituições das esferas Federal, Estadual e Municipal estiveram envolvidos na realização do festival.

A apuração das notas que vão indicar o vencedor do Festival será realizada nesta segunda-feira, dia 29 de junho, às 11 horas, no Bumbódromo.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.