Amazonas Saúde

Parque dos Bilhares terá atendimento da Unidade Móvel da FMT

Atendimento móvel da FMT, no Parque dos Bilhares/Foto: Assessoria
Atendimento móvel da FMT, no Parque dos Bilhares/Foto: Assessoria
Redação
Escrito por Redação

Divulgadas pela Coordenação Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais, da Secretaria Estadual de Saúde (Susam), as novas datas do atendimento itinerante do projeto “Viva Melhor Sabendo”, direcionado aos jovens e realizado com o apoio da Unidade Móvel da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD).
As atividades, que incluirão a oferta de testes rápidos para o diagnóstico de HIV, Sífilis e Hepatites Virais, acontecem no dia 31 (quinta-feira), no Parque dos Bilhares, e terão mais duas edições, em abril e duas, em maio.

Lançado no mês passado, o projeto tem como ênfase o público na faixa de 15 a 24 anos, e é resultado de parceria do Governo do Amazonas com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Prefeitura de Manaus. A primeira ação de atendimento do projeto com a unidade móvel da FMT ocorreu no dia 19 do mês passado, no Centro de Convivência da Família da Cidade Nova, zona norte.

A diretora da FMT, Graça Alecrim, explica que a proposta do “Viva Melhor Sabendo” é facilitar o acesso dos jovens tanto ao diagnóstico das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) – principalmente o HIV, Sífilis e Hepatites virais – quanto à informação qualificada sobre as medidas de prevenção dessas doenças, num modelo de abordagem que prevê o diálogo entre pessoas na mesma faixa etária.

“O projeto capacitou um grupo de quase 30 jovens que, agora, sob a supervisão de profissionais de saúde, estarão levando estas ações de atendimento a locais estratégicos, com o objetivo de alcançar um público que está muito exposto às ISTs e precisa ser melhor orientado e ter seu acesso facilitado ao diagnóstico e tratamento precoce e adequado”, ressalta Graça Alecrim.

Palestras – A coordenadora estadual de DST/Aids, Silvana Lima, explica que as atividades do projeto incluem também palestras em escolas, ações de orientação em eventos com grande concentração de público jovem e a formação permanente de novas lideranças que possam atuar tanto nas ações do Viver Melhor Sabendo quanto como multiplicadores das informações.

Pelo país – De acordo com o gerente da Plataforma Amazônia Unicef, Unai Sacona, que representou a instituição no lançamento do projeto, no mês passado, a capital amazonense foi a 5ª cidade a adotar a iniciativa do projeto, que já funciona também em Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), São Paulo (SP) e Belém (PA).

Em Manaus, a articulação institucional para execução do projeto envolve, ainda, a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo e Convivendo com HIV/Aids núcleo Amazonas, por meio da Rede de Amizade e Solidariedade às Pessoas que Vivem com HIV/Aids, que é a ONG implementadora do projeto.

Capacitação em módulos – Para realizar as atividades previstas, 40 adolescentes e jovens inscritos no projeto tiveram a primeira formação sobre Prevenção as IST/HIV/Aids e Hepatites Virais (redução de riscos; testagem/diagnósticos oportunos; adesão e tratamento) em janeiro deste ano. O segundo módulo, que abordará sexualidade, gênero, orientação sexual e diversidade, será realizado a partir da segunda quinzena de março.

Confira a programação de atendimento:

31 de março – Parque dos Bilhares (av. Djalma Batista)
08 de abril – Área do entorno do Teatro Amazonas
29 de abril – Calçadão da Suframa
06 de maio – Praça da Polícia (av. 7 de Setembro)
20 de maio – Bola do Produtor/T4

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.