Mundo

Pela primeira vez na história, muçulmano é eleito prefeito de Londres

Britain-prefeito
Redação
Escrito por Redação

Com 44% dos votos, o candidato trabalhista Sadiq Khan venceu as eleições municipais de Londres, tornando-se o primeiro prefeito muçulmano da capital britânica.

Segundo informações do Extra, Sadiq venceu o conservador Zac Goldsmith, filho de um bilionário, com 35%.

A prefeitura de Londres é a joia da coroa das eleições. Apesar de ser um cargo simbólico, o posto serve de trampolim para quem o ocupa, como demonstra o atual prefeito da cidade, o conservador Boris Johnson.

De acordo com a publicação, no total, 5,6 milhões de londrinos foram convocados a votar.

Apesar dos esforços do primeiro-ministro David Cameron em relacionar Sadiq com vínculos extremistas muçulmanos, a estratégia parece ter se voltado contra os conservadores.

“Khan é claramente um muçulmano moderno e progressista. Se os seus oponentes se aventurarem muito neste terreno, correm o risco de enfrentar uma reação enérgica”, disse Tony Travers, professor da London School of Economics.

O novo prefeito da capital britânica denunciou a campanha “divisiva e desesperada” dos conservadores.

“Sou londrino, sou britânico, sou de fé islâmica e tenho orgulho de ser muçulmano. Sou de origem asiática, paquistanesa. Sou um pai, sou um marido, sou sofrido torcedor do Liverpool há muito tempo. Sou todas estas coisas”, disse.

“Mas o melhor desta cidade é que você pode ser um londrino de qualquer confissão ou de nenhuma, e aqui fazemos algo mais que tolerar: nos respeitamos, recebemos com os braços abertos”.

(NOTÍCIAS AO MINUTO)

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.