Brasil Educação

Pela quinta vez ENEM será feito por mais de 1 milhão de candidatos

Enem vai reunir este ano mais de 1 milhão de candidatos/Foto: Arquivo
Redação
Escrito por Redação

Um grupo 1.053.271 candidatos inscrito para o edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) fará a prova pela quinta vez ou mais, segundo o Inep.
O Enem deste ano tem 7.746.057 inscritos. Apesar de grandiosidade do número, ele é 11,2% menor que o da edição anterior e quebra uma sequência de recordes registrada desde 2008.

Este ano também foi marcado por outra particularidade: pela primeira vez o número de veteranos superou o de novatos. Os que farão sua estreia do Enem somam 2.676.982. Enquanto os veteranos, são 5.801.114 dos inscritos.

Entre os já experientes, o maior grupo é o de candidatos que fará o Enem pela segunda vez (2.356.936). Os que farão pela terceira vez somam 1.527.208 pessoas. Na quarta tentativa está o menor grupo, de 863.698 candidatos, segundo o Inep.

O Enem substitui os vestibulares na maioria das universidades públicas brasileiras, mas também tem outras funções. É necessário para que o candidato dispute bolsas de estudo pelo Prouni ou solicite o Fies, financiamento para universidades particulares.

Os interessados em participar de demais programas, como Sisutec, que seleciona candidatos para vagas no ensino técnico, ou o Ciência sem Fronteiras, que oferece bolsas de estudo para intercâmbios no exterior, também precisam fazer o Enem.

Outra função do exame é fornecer a certificação do ensino médio. Quem tem no mínimo 18 anos, ainda não concluiu o ensino médio e tiver pontuação mínima é 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e 500 pontos na redação, recebe a certificação. Neste ano, 867.968 candidatos farão as provas com este objetivo.

Como consultar o local de provas

Os candidatos devem acessar o endereço enem.inep.gov.br/participante e informar o número do CPF e senha para visualizar os dados.

Caso você não lembre sua senha, é possível recuperar o acesso ao site usando seu CPF, sua data de nascimento e o endereço de e-mail ou telefone celular indicado no formulário de inscrição. Para isso, é preciso acessar o endereço enem.inep.gov.br/recuperar-senha.html.

O cartão de confirmação do Enem não precisa ser apresentado no dia das provas; é recomendável, porém, que o candidato o leve junto, porque ele tem todos os detalhes sobre o local de prova, incluindo o endereço, o nome da escola, o andar e o número da sala.

As provas

O Enem será aplicado nos dias 24 e 25 de outubro. No sábado (24), serão realizadas as provas de ciências humanas e ciências da natureza, com duração de 4 horas e 30 minutos. No domingo(25), será a vez de linguagens, matemática e redação, com duração de 5 horas e 30 minutos.(G1)

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.