Amazonas Cultura

Performance e literatura se unem em oficina de Improvisação

Oficina de Improvisação com Francisco Rider/Foto: Evandro Castro
Redação
Escrito por Redação

No terreno das artes cênicas, a improvisação consiste em apresentar algo que não foi escrito, pensado ou elaborado previamente. A literatura será ponto de partida para o exercício desse recurso na oficina “A improvisação como linguagem da arte da performance”, a ser realizada no Lugar Uma de Artes, Centro de Manaus, de 5 a 9 de outubro.
A atividade terá mediação de Francisco Rider, e será realizada no horário das 10h00 ao meio-dia. A oficina faz parte da agenda da Ocupação Lugar Uma, iniciativa contemplada pelo Prêmio Manaus de Ocupação Artística 2015, da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

Na oficina, Rider vai pedir aos participantes para levar à atividade fragmentos de obras literárias brasileiras de suas escolhas. “A ideia é fazer que os participantes executem uma improvisação a partir, por exemplo, de um fragmento das obras de Graciliano Ramos ou Guimarães Rosa”, adianta.

As improvisações serão realizadas a partir de estruturas e procedimentos sugeridos por Rider. As referências literárias, segundo o mediador, deverão funcionar como provocação para os improvisos cênicos de cada participante.

“Cada um fará uma síntese daquele fragmento para usar em sua improvisação, como se fosse um estímulo primordial”, explica Rider.

A improvisação é uma das questões em foco na trajetória artística de Rider desde o final dos anos 1990. “Trabalho há mais de 15 anos explorando temas como as abordagens somáticas, a oralidade, as artes visuais, a improvisação, entre outras”, diz.

Essas investigações se tornaram também o foco do Projeto Cênica Corporal Uma, que Rider desenvolve desde 2007, numa pesquisa sobre as linguagens da Dança Contemporânea e das Artes Visuais. “Meus trabalhos e oficinas são parte dessa busca, um continuum desse projeto”, define.

A oficina “A improvisação como linguagem da arte da performance”, é voltada a atores, bailarinos, artistas de rua e demais interessados. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no primeiro dia da atividade, no Lugar Uma de Artes, na avenida Joaquim Nabuco, no Centro.

Oficina de Improvisação, no Uma de Arte/Foto: Evandro Rocha

                           Oficina de Improvisação, no Uma de Arte/Foto: Evandro Rocha

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.