Amazonas Cultura

´Periféricos Zine´, sucesso na década de 90, volta a ser publicado em Manaus

"Periféricos Zine", relançamento, em Manaus/Foto: Divulgação
"Periféricos Zine", relançamento, em Manaus/Foto: Divulgação
Redação
Escrito por Redação

O projeto “Periféricos Zine”, sucesso na década de 90, volta a ser publicado a partir deste mês, sob o comando de Erick Dammon, cuja publicação foi contemplada pelo Edital Prêmio Manaus de Hip Hop, da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), com três novas edições garantidas, com lançamento marcado para o próximo dia 26, às 16h00, no Les Artistes Café Teatro, Centro.
Os “fanzines” ou simplesmente, “zines”, a princípio eram publicações independentes, geralmente produzidas por fãs de determinados temas ou subculturas (como cinema alternativo, música punk e jornalismo independente) que não tinham espaço em veículos de comunicação oficiais. Produzidos à mão, com recortes e colagens, os zines eram geralmente xerocados ou mimeografados e distribuídos, inclusive enviados para outros lugares via correios.

Foi assim que Erick Dammon, por meio de sua estreita ligação com o skate, criou, nos anos 90, o “Periféricos Zine”, com o conteúdo voltado exclusivamente para o skate de rua. Eric, que é filho de fotógrafo, desde criança teve acesso ao mundo das imagens, o que incentivou a criar o zine com material de qualidade.

“Quando criamos o zine, não existia Internet, não existia celular, quase ninguém tinha acesso ao computador. Esse era o meio mais rápido e eficaz de manter contato e expor o que estava acontecendo em Manaus. Eu já era fotógrafo e skatista. O skate veio primeiro. Por meio de vídeos, materiais que meus amigos traziam, tive contato com a cultura de rua, rap, graffiti nos Estados Unidos e Europa, que foram os primeiros contatos com esse universo”.

As fotografias do zine eram reveladas num laboratório manual. O zine era montado e xerocado para ser distribuído. Com o sucesso, Erick  começou a receber apoio dos lojistas.

Com a popularização do computador e o acesso a internet, os zine perderam a força nos anos 2000. “Rodar na gráfica é muito mais caro hoje em dia. Então quando vi o edital da Manauscult, eu já tinha o material nas mãos, só era produzir”, contou o idealizador do zine.

No dia 26, será lançada a 20ª edição do “Periféricos Zine”, em parceria com o designer Wanderson Alencar, parceiro de Erick desde a primeira edição. Seguindo uma temática mais ampla, o zine agora é 80% voltado para a cultura do Hip Hop, incluindo eventos, entrevistas, mostras, batalhas de improvisos rimas, entre outros. “É a continuação do projeto que começamos lá atrás. Dormimos fazendo o zine à mão e acordamos com um computador. Ele está muito bem feito, com textos revisados, páginas em diagramadas e voltado para o movimento do Hip Hop. Queremos alcançar as pessoas quem não conhecem ou entendem essa cultura”, destacou Erick que afirmou que, além das três edições já garantidas, o zine deve continuar com novas publicações.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.