Cultura

Pesquisador da Ufam lança livro sobre economia da região Amazônica

Instituto-Geografico-e-Historico-do-Amazonas
Redação
Escrito por Redação

A Diretoria do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas, o Programa de Pós Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia, o Programa de Pós Graduação em Sociologia/UFAM e a Fundação de Amparo a Pesquisa/FAPEAM, têm a honra de convidar Vossa Excelência, para participar do lançamento do livro Tradição e Modernidade no pensamento de Leandro Tocantins da autoria do Prof. Dr. Odenei de Souza Ribeiro, a ser realizado dia 25 de junho de 2016 (sábado), no Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas.

O livro é resultado da tese de Doutorado, elaborada e defendida no ano de 2012 pelo autor, no Programa de Pós Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), cuja orientação foi feita pela Profa. Dra. Marilene Corrêa da Silva.

Resumo da obra

Os ciclos dialéticos de expansão/contração do capitalismo na Amazônia durante o século XX deixaram marcas indeléveis na esfera cultural e social. O período da borracha constituiu um dos momentos mais significativos desse processo, os valores econômicos transacionados no apogeu da exploração borracha transformaram Manaus e Belém em modernos centros urbanos, dotadas de infraestrutura de serviços que só mais tarde chegariam a outras cidades brasileiras.

O curto espaço de tempo entre o ápice e o declínio do extrativismo da borracha foi marcado por uma vigorosa produção intelectual, indo de uma visão otimista em relação ao futuro da região ao pessimismo do abandono da Amazônia pelo poder público da União. Nascido em 1928, Leandro Tocantins, procurou compreender os processos sociais de mudança que levaram ao declínio a economia regional e ao mesmo tempo assinala uma estratégia política para pôr a região na agenda política nacional.

Sua produção intelectual e sua ação política deslocaram-se gradativamente do nacional desenvolvimentismo para a modernização conservadora. Nesse sentido, a concepção de tradição e modernidade em seu pensamento está articulada intimamente ao papel intelectual que desempenhou na organização e direção da vida cultural, regional e nacional.

Serviço:

Data: 25 de junho de 2016
Local: Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas
Endereço: Rua Bernardo Ramos, 117, Centro Histórico de Manaus
Horário: 10h30
Traje: Esporte

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.