Amazonas Cidades

Pesquisador une matemática e magia em jogo para smartphone

Matejogos lançado por pesquisador/Foto: Divulgação
Redação
Escrito por Redação
Matejogos lançado por pesquisador/Foto: Divulgação

                          Matejogos lançado por pesquisador da Fucapi/Foto: Divulgação

A Matemática, sem dúvida, é uma das matérias acadêmicas mais complexas, e é com base nisso, o professor de Design de Jogos da Faculdade Fucapi, Sylker Teles, desenvolveu o Matemagos, um jogo para plataformas Android e iOS, que promete unir matemática e magia.
Desenvolvido pelo professor por meio da Flying Saci Game Studio, empresa incubada na UlbraTech Manaus, o jogo tem o objetivo de tornar mais fácil e divertido aprender matemática. Segundo Teles, o jogo que está em desenvolvimento há cerca de um ano e meio surgiu também dentro da academia. “Matemagos nasceu como minha tese de doutorado, na Universidade de Kyushu, no Japão”

Desde o mestrado, trabalho com games e educação e, para complementar minha pesquisa, precisava de um protótipo. Pra chegar à Matemática, recorri a relatórios da Unesco e do World Economic Forum com relação a educação em países em desenvolvimento. “Matemática é uma das disciplinas mais difíceis nesses países”, explicou ele.

Matemagos é um jogo repleto de referências marcantes, dentre elas, destaca-se ‘Final Fantasy’, elementos de outros jogos de RPG japoneses e da cultura pop atual, como Harry Potter, Game of Thrones, Senhor dos Anéis, entre outros.

Como funciona o jogo

“No reino de Tabu’Ada, o terrível bruxo Somarum abriu um portal dimensional e está trazendo criaturas malignas para conquistar o reino. Os nossos heróis magos precisam impedi-lo e selar o portal”, destacou o docente.O Matemagos consiste em um JRPG (Japanese Role-Playing Game) com batalhas em turno. No turno do jogador, ele precisa resolver uma pequena operação matemática para ter sucesso. Em seguida é o turno do inimigo.

O pesquisador contou ainda que a ideia é não deixar Matemagos sozinho, pois ele e sua equipe já estão caminhando para um próximo jogo. “Estamos na fase inicial de criação do próximo game da série, os Quimicavaleiros, que abordará a disciplina de química”, declarou.

Data de lançamento

Para quem não pôde conferir, terá a oportunidade nos dias 28 a 30 de setembro na Feira Norte do Estudante, que acontece no Manaus Plaza Shopping. Teles ainda aproveitou para confirmar a presença de Matemagos na próxima edição da Feira Tecnológica da Fucapi que acontecerá em novembro. “O evento será uma ótima oportunidade para mostrarmos o game. Certamente estaremos lá”, disse.O jogo ainda não foi lançado, mas de acordo com Teles a apresentação ao público está prevista para o próximo mês e será gratuito. ‘Matemagos’ já ficou em exposição para testes no Museu do Vídeo Game itinerante, que aconteceu no Shopping Ponta Negra, em Manaus, e também no maior evento de jogos do Brasil, o Brasil Game Show, no início de setembro, em São Paulo.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.