Amazonas Destaques Educação

Pesquisadores estrangeiros debatem internacionalização acadêmica, em Manaus

UEA traz a Manaus, pesquisadores estrangeiros/Foto: Arquivo
Redação
Escrito por Redação

A partir de segunda-feira(07), a 11 (sexta-feira) de março, será realizada a 1ª Semana de Internacionalização da UEA, com  a participação de renomados palestrantes internacionais, os quais estarão em contato direto com participantes do evento.
O encontro reunirá alunos, professores e servidores da Universidade, com o objetivo de compartilhar conhecimento no que concerne à internacionalização acadêmica, e fornecer informações sobre programas de intercâmbio. A abertura acontece às 09h00, de segunda-feira, no auditório da Escola Superior de Artes e Turismo (Esat), na avenida Carvalho Leal, na Cachoeirinha, zona sul.

Renomados palestrantes nacionais e internacionais, entre eles a chefe da Divisão de Temas Educacionais do Ministério das Relações Exteriores, Almerinda Augusta de Freitas Carvalho, o assessor de Relações Internacionais da Universidade da Madeira de Portugal, José Manuel Baptista, e o presidente da Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai), Jose Celso Freire Júnior, estarão em contato direto com os participantes.

“A UEA tem feito, com prazer, um grande esforço para promover a internacionalização da instituição. Isso significa, entre outras coisas, promover o intercâmbio de alunos e professores não só da UEA para fora do Brasil, como também de qualquer outra instituição de nível superior internacional para o nosso estado. Estamos entre as primeiras universidades brasileiras a oferecer aos acadêmicos disciplinas totalmente em língua inglesa. São cursos de tópicos avançados em determinadas áreas do conhecimento”, destaca o reitor Cleinaldo Costa, acrescentando que a UEA possui, atualmente, 44 acordos de cooperação com universidades estrangeiras.

Convidados – Entre os palestrantes estão a chefe da Divisão de Temas Educacionais do Ministério das Relações Exteriores, Almerinda Augusta de Freitas Carvalho, o professor da Southern Illinois University, Andrzej Bartke (EUA), a professora da Universidade do Porto, Luísa Capitão (POR), o professor da Universidad Nacional de Tres de Febrero, Rodolfo Funes (ARG), a professora da Univeristy of Western Australia, Erika Techera (AUS) e o assessor de Relações Internacionais da Universidade da Madeira, José Manuel Baptista (POR).

O evento busca, ainda, encorajar os estudantes, docentes e servidores a abraçar e desfrutar das oportunidades a que têm acesso. Cada uma das unidades que compõem nossa instituição na capital sediará um dia de sessões informativas, palestras de visitantes estrangeiros e atividades culturais. Toda a programação será transmitida para alunos da UEA no interior do estado.

Locais das atividades – A Semana de Internacionalização acontecerá na Escola Superior de Ciências Sociais (ESO), Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA), Escola Superior de Tecnologia (EST), Escola Normal Superior (ENS) e Escola Superior de Artes e Turismo (Esat).

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.