Curiosidades

Pessoas que têm olhos azuis são descendentes de um único ancestral

olhos-azuis
Redação
Escrito por Redação

Humanos que possuem olhos azuis possuem um único ancestral comum, de acordo com um estudo.
Um grupo de pesquisadores encontrou a mutação genética que originou os olhos azuis. A mutação aconteceu entre cerca de 7.000 anos atrás. Antes disso, não havia ninguém com olhos azuis.“Originalmente, todos tínhamos olhos castanhos”, disse Hans Eiberg, do Departamento de Medicina Celular e Molecular da Universidade de Copenhagen, na Dinamarca.

 
A mutação atingiu o gene OCA2, que está relacionado com a produção de melanina, o pigmento que dá cor aos olhos, além dos cabelos e pele.

“Uma mutação genética atingiu o gene OCA2 em nossos cromossomos, criando um ‘interruptor’, que literalmente ‘desligou’ a capacidade de produzir olhos castanhos”, disse Eiberg.

Esse interruptor genético está na verdade localizado no gene adjacente ao OCA2 e ao invés de desligar completamente o gene, ele limita a sua ação, reduzindo a produção de melanina na íris. Como resultado, a chave “virada para baixo” transforma olhos castanhos em azuis.

Se o gene OCA2 tivesse sido totalmente desativado, o nosso cabelo, olhos e pele teriam menos melanina, e todos esses descendentes seriam albinos. Por sua vez, as variações em indivíduos com olhos verdes ou castanho-claro ocorreram de forma mais aleatória, o que dificulta o rastreio de uma ocorrência única.

Para chegar a essa conclusão, a equipe de Eiberg examinou sequências de DNA no gene OCA2 de indivíduos de olhos azuis em países europeus. Segundo os pesquisadores, com o passar de várias e várias gerações, segmentos do DNA ancestral se embaralham, de modo que as pessoas apresentam diferentes sequências. Se um grupo de pessoas tem longos haplótipos, significa que a sequência é relativamente nova e não teve tempo para se misturar. Com isso em mente, os pesquisadores foram capazes de demostrar que pessoas que têm olhos azuis têm esse mesmo haplótipo, isto é, as mesmas mudanças genéticas relacionadas com a essa mutação responsável pela diferente cor dos olhos.
Segundo os pesquisadores, o ser humano que adquiriu primeiramente essa mutação viveu próximo ao mar Egeu, cerca de 7.000 anos atrás, explicando porque na Europa é mais comum ver pessoas com olhos azuis.

Imagine a surpresa das outras pessoas ao presenciar pela primeira vez um humano com olhos azuis.

(Mistérios do Mundo)

 

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.