Amazonas Formal & Informal

PF prende vereadores e empresário em Iranduba

PF deflagra operação em iranduba/Foto: Divulgação
Redação
Escrito por Redação

A Polícia Federal deflagrou,na manhã de hoje, segunda-feira (16), uma ação policial denominada “Operação Dízimo”, que tem como objetivo combater a atuação de organização criminosa que opera desviando recursos públicos federais, repassados para a Prefeitura de Iranduba/AM.
Aproximadamente 70 policiais da SR/DPF/AM estão cumprindo 29 mandados judiciais, sendo 11 de prisão preventiva, 16 de busca e apreensão e 2 de condução coercitiva nas cidades de Manaus e Iranduba..

A organização criminosa é composta por vereadores, secretários municipais, funcionários públicos municipais e empresários que atuam de forma estruturada, com clara divisão de tarefas e uma intensa movimentação financeira.

A atuação do grupo baseava-se na cobrança de valores (o DÍZIMO) dos empresários pelos servidores a fim de que fossem realizados contratos baseados em licitações fraudadas. Os valores recebidos mensalmente eram distribuídos entre os servidores e outros integrantes do grupo, inclusive vereadores, em troca de apoio político.

A Justiça Federal autorizou o bloqueio dos bens e valores dos criminosos no montante aproximado de 52 milhões visando o futuro ressarcimento do Estado.

Os envolvidos responderão pelos crimes de corrupção, peculato, fraudes em licitações e organização criminosa.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.