Amazonas Destaques Política

Planejamento sistematizado, conquista do Plano Estadual de Educação, diz Josué Neto

Josué Neto comenta Plano Estadual de Educação/Foto: Divulgação
Josué Neto comenta Plano Estadual de Educação/Foto: Divulgação
Redação
Escrito por Redação

Comentando o projeto do Plano Estadual de Educação (PEE) protocolizado hoje, terça-feira (23), junto à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Amazonas, o presidente deputado Josué Neto (PSD) apontou, dentre as melhorias que o modelo propõe para a Educação estadual nos próximos dez anos, o planejamento sistematizado, com base no amplo diagnóstico e estudos realizados em conjunto pelos órgãos do governo, as instituições da sociedade civil e a própria população por meio de audiências públicas e da rede virtual.
Para o presidente Josué Neto, a opção do governo pelo processo de construção coletiva do novo modelo de educação do Amazonas, demonstra a disposição democrática do governo de ouvir todos os segmentos sociais nas questões mais relevantes do Estado. Ele destacou, como exemplo, a participação dos deputados nas discussões ainda na fase de audiências públicas, principalmente através do líder David Almeida (PSD) e do presidente da Comissão de Educação, deputado Dr. Gomes (PSD).

Essa participação, segundo o deputado Josué Neto, democratizou todo o processo, e será fundamental para a condução dos debates no Legislativo, que começam nesta quarta-feira (24), com a presença do secretário Rossieli Soares da Silva – que pessoalmente entregou o Plano de Educação e o Programa Todos pela Vida/Educação – em reunião com os 24 deputados da Casa, na manhã desta terça-feira. Rossieli vai debater e responder a qualquer questionamento, sugestão ou crítica, dentro do rito do Regimento Interno.

O deputado Josué Neto disse que o plano certamente vai ampliar as melhorias que já vem sendo conquistadas, como os avanços nos índices de desempenho do governo federal, onde o Amazonas já chegou a ser o quarto pior Estado, e hoje já galgou de forma positiva algumas posições. Para o parlamentar, toda mudança é feita para melhorar os resultados, mas é preciso levar em conta que os resultados às vezes demandam tempo, “porém o trabalho está sendo realizado e nós acreditamos na equipe executiva do governo”.

Os dois projetos já foram encaminhados pela Mesa para as Comissões Técnicas de Constituição e Justiça, de Educação e de Finanças, onde tramitarão e serão analisados numa reunião conjunta convocada pelo presidente Josué Neto para esta quarta-feira, após o debate com o secretário Rossieli Soares. Na sessão de quinta-feira (25), as duas matérias estarão prontas para serem discutidas e votadas no plenário da Casa. “Não haverá problemas, porque existem servidores da Casa especializados nas matérias, na Comissão de Educação”, disse Josué.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.