Amazonas Cidades Destaques

Polícia Civil do AM participa de reunião sobre segurança na Colômbia

Delegado Jony Leão, reunido com policiais colombianos/Foto: Assessoria PC-Am
Redação
Escrito por Redação

O delegado Jony Leão, da  Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Tabatinga, reuniu, na última segunda-feira (18), com autoridades policiais colombianas com o objetivo de definir soluções de combate à criminalidade na região fronteiriça entre Brasil e Colômbia, evento realizado na Colômbia, na sede da Polícia Nacional daquele país.
Na ocasião, participaram do encontro vários representantes policiais, dentre eles, o comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar, major Huoney Herlon e o subcomandante da Polícia Nacional do Amazonas, Edwin Pablon, os quais trataram sobre estratégias acerca da diminuição da criminalidade no local de atuação das polícias estaduais do Amazonas na fronteira Brasil e Colômbia.

”Discutimos as estatísticas brasileiras e comparamos com as estatísticas colombianas. Nota-se que houve aumento dos crimes de furto e roubos nas cidades fronteiriças”, esclareceu o delegado titular do DIP em Tabatinga.

Segundo o delegado Jony, na reunião foi apresentada a diferença entre as características do crime de homicídio entre os dois países. Em Tabatinga, 20 dos 24 homicídios registrados este ano, são decorrentes de arma de fogo, relacionados a acerto de contas pelo tráfico de drogas. Já em Letícia, cidade que faz fronteira com Tabatinga, os homicídios estão relacionados ao consumo de bebidas alcoólicas e todos ocorreram com a utilização de arma branca.

Ainda conforme a autoridade policial, a junção das estratégias traçadas nas reuniões e as imagens das câmeras de segurança instaladas recentemente em Tabatinga estão ajudando a combater os crimes de roubos, furtos e homicídios. “A intenção é realizar várias reuniões durante todo o ano com finalidade de discussão de estratégias de segurança, para que sempre haja um entrosamento entre a polícia brasileira e a colombiana e isso diminui burocracias e otimiza o serviço à população”, finalizou.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.