Amazonas Cidades

Polícia Civil do Amazonas conclui curso de capacitação, em Manacapuru/Am

Delegado Raimundo Acyole encerra o curso/Foto: Divulgação
Delegado Raimundo Acyole encerra o curso/Foto: Divulgação
Redação
Escrito por Redação

A Comissão de Capacitação Treinamento e Desenvolvimento (CCTD), da Polícia Civil do AM, encerrou na sexta-feira (26), o Curso de Sobrevivência Urbana e Abordagem Fluvial, em Manacapuru, a 68 quilômetros de Manaus. A certificação foi realizada na Escola Estadual Nossa Senhora de Nazaré, com o objetivo de preparar policiais para atuar em ações de rotina, risco e abordagens fluviais.
O curso contou com a participação de 27 policiais civis dos municípios de Iranduba, Caapiranga, Careiro da Várzea e Manacapuru, além de policiais militares do 9º Batalhão da Polícia Militar (BPM). Durante 40 horas eles receberam orientações sobre técnicas individuais básicas, tiro de combate de pistola, habilidades especiais, aprimoramento do tiro policial e abordagem fluvial.

De acordo com o investigador Alberto do Valle, presidente da CCTD, o curso tem o intuito de passar orientações que evitem acidentes envolvendo policiais no exercício de suas funções. “Fizemos uma pesquisa entre os grupos de forças especiais que existem no Brasil e no exterior, e selecionados informações que pudessem ser aplicadas e adaptadas a nossa região. O treinamento foi um sucesso sem nenhum acidente”, destacou.

A formação teve apoio da Marinha, no Amazonas, e teve como instrutor o suboficial, Ivaldino Venturim Júnior. Ele explicou que é de fundamental importância a preparação do policial para o tipo de ação trabalhada no curso, principalmente, para servir de base no combater ao narcotráfico nas regiões de fronteira. “Vimos que essa integração se faz necessária e um conhecimento que pertence à outra força acaba ajudando muito. É uma nova metodologia de trabalho que vai aprimorar a atuação que a Polícia Civil executa nos rios, além de garantir a segurança dos policiais no momento das abordagens para realizar um trabalho com mais eficácia”, acrescentou.

O delegado titular do município de Manacapuru, Antônio Rodrigues, foi um dos participantes do curso e disse que a iniciativa é pioneira no interior.  “Pela primeira vez é realizado um curso desse porte em Manacapuru. O resultado do treinamento, além de conhecimento técnico, trouxe motivação para os policiais dessa região. Estamos muito contentes”, explicou.

O delegado adjunto da Polícia Civil, Raimundo Aciolly, esteve presente na certificação representando o delegado geral, Orlando Amaral, e agradeceu o empenho de todos os envolvidos. “Sabemos que tudo foi realizado graças à dedicação da equipe de capacitação coordenada pelo investigador Alberto Vale que não mediu esforços para firmar parcerias e executar o curso. O trabalho deles não para e ainda vai seguir para outros municípios do Amazonas”, destacou.

Também participaram da solenidade de certificação o comandante do 9º BPM, major Jander Batista, além do chefe de gabinete da Delegacia Geral da Polícia Civil, escrivão Francisco Taumaturgo.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.