Amazonas Cidades

Policiais e Bombeiros do interior do AM iniciam curso de capacitação(Atualizada)

Sergio Fontes, com Orlando Amaral(D), Cel. Gouvea(E) e Major Reinaldo Menezes)/Foto: Daniel Landazuri
Redação
Escrito por Redação

Iniciado na manhã de hoje, segunda-feira (31), pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), o projeto de capacitação presencial para policiais e bombeiros que atuam nos 61 municípios do Amazonas. Nessa primeira etapa, cerca de 580 servidores do Sistema de Segurança Pública vão participar das aulas, que serão ministradas por teleconferência em parceria com o Centro de Mídias de Educação do Amazonas, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), localizado no Japiim, zona Centro-Sul.
Na aula inaugural estiveram presentes o secretário de Segurança Pública, Sérgio Fontes, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Gilberto Gouvêa, delegado-geral da Polícia Civil, Orlando Amaral e o major Reinaldo Menezes, representando o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Fernando Sérgio Luz. Após as explicações de cada representante do Sistema de Segurança sobre como o curso de capacitação irá funcionar, foi possível interagir com dois municípios que solicitaram contato: Itacoatiara e Novo Aripuanã.

Sérgio Fontes ressaltou a parceria da SSP-AM e da Seduc, que disponibilizou o Centro de Mídias, para que a capacitação chegasse ao interior. “Com essa ferramenta nós vamos desenvolver um projeto constante e regular de capacitação e contato com o efetivo do interior. Anteriormente tínhamos dificuldades por questões logísticas, o que em alguns momentos nos impossibilitava de levar os cursos para os municípios”.

Ele explica que o projeto foi desenvolvido e será coordenado pelo Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (Iesp), e que no primeiro momento a meta é atingir turmas de 30% do efetivo dos municípios. “Em determinado período do dia esse efetivo vai se dedicar a capacitação e os outros 70% estarão nas ruas garantindo a segurança. Posteriormente será aplicado o projeto para mais 30% e assim por diante, até alcançarmos 100% dos policiais e bombeiros”, disse Sérgio Fontes.

As aulas que serão ministradas até o dia 19 de novembro, irão abordar temas como Polícia cidadã- Ética e Cidadania, Problemas e desafios da atividade policial e policiamento comunitário, Vulnerabilidade da Criança e Adolescente, com foco na legislação especial (ECA) e rede de proteção, Violência contra a pessoa idosa (legislação especial – estatuto do idoso), Violência doméstica e familiar contra a mulher (legislação especial – Lei Maria da Penha) e Segurança do transporte motociclístico (legislação especial de trânsito, abordagem e prevenção de acidentes).

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Gilberto Gouvêa, destaca que a capacitação tem como objetivo aprimorar os conhecimentos dos policiais e bombeiros que terão acesso à informação. “Essa é uma demonstração da capacitação de gestão do governador do Amazonas, secretário de educação e de segurança, que tornaram os recursos disponíveis para a realização desse projeto. Temos em torno de 2.500 policiais militares no interior que vão ter a grande oportunidade de receberem conhecimentos da mais alta qualidade e atualizados”.

Cada cidade terá uma escola sede, onde os alunos policiais e bombeiros estarão reunidos para receberem o conteúdo que será ministrado por um professor em Manaus, através de teleconferência. O curso de capacitação terá carga horária de 26 horas, e terá o nível básico introdutório dos Procedimentos Operacionais Padrão (POP).

De acordo com Orlando Amaral, delegado-geral da Polícia Civil, a essência do projeto é utilizar a tecnologia a serviço da Segurança Pública para encurtar as distâncias entre a capital e os municípios. “Vão participar da capacitação delegados, peritos e investigadores da Polícia Civil. Temos a total certeza que eles vão aproveitar cada módulo e assunto que será abordado para aplicar em seus serviços”.

O major Reinaldo Menezes, explicou que o Corpo de Bombeiros Militar atua em oito municípios do Amazonas: Manaus, Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Tefé, Tabatinga, Parintins, Iranduba e Manacapuru. “Nós ocupamos os grandes municípios, a intenção do novo comando é ocupar as demais cidades do interior. Com a capacitação vamos aprimorar nossos conhecimentos para trabalharmos dentro da nossa área do bombeiro militar no atendimento a mulheres, idosos, crianças e adolescentes”.

Centro de Mídias

O Centro de Mídias de Educação do Amazonas está localizado no bairro do Japiim (zona centro-sul de Manaus) em prédio anexo à Secretaria de Educação (Seduc). O Centro é equipado com estúdios de TV de onde uma equipe de professores (especialistas, mestres e doutores) ministra as aulas que são transmitidas via satélite e acompanhadas pelas comunidades rurais amazonenses.

As aulas são ministradas de estúdios de televisão localizados no Centro de Mídias, em formato de teleconferência. Atualmente o Centro de Mídias possui sete estúdios de transmissão.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.