Amazonas Cidades Saúde

Policlínica Codajás entrega próteses e outros equipamentos a pacientes do CER

Policlínica Codajás, entrega material a pacientes CER/Foto: Arquivo
Redação
Escrito por Redação
Policlínica Codajás, entrega material a pacientes CER/Foto: Arquivo

                 Policlínica Codajás, entrega material a pacientes CER/Foto: Arquivo

Nos dias 23 e 24, terça-feira e quarta-feira, a Policlínica Codajás, da Secretaria Estadual de Saúde (Susam), realiza, às 09h30, a entrega de próteses e outros equipamentos para usuários inscritos no Centro Especializado em Reabilitação (CER III), que funciona na unidade, localizada na rua Codajás, na Cachoeirinha.
Ao todo, 10 pacientes serão beneficiados com cadeiras de rodas para banho, próteses, andador e bengala canadense. Neste mês de agosto, de acordo com o secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, 20 pessoas já receberam equipamentos de reabilitação somente no CER III.

O CER é um serviço especializado no atendimento a pacientes com deficiência física, auditiva e neurológica. Atualmente, quatro centros funcionam no Estado – dois em Manaus, no bairro Colônia Antônio Aleixo e na Policlínica Codajás, um no município de Itacoatiara e outro em Coari.

Assistência integral – Segundo o diretor da Policlínica Codajás, Fábio Manabu Shimizu, além da entrega de equipamentos, o CER conta com uma equipe multiprofissional, formada por médicos especialistas, enfermeiros, fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista, fonoaudiólogo e serviço social, que trabalha no sentido de prestar assistência integral aos usuários.

Conforme a fisioterapeuta do CER III, Gisele Eguchi, as pessoas com solicitação para cadeiras de rodas e demais equipamentos disponibilizados pelo serviço, passam por uma avaliação multiprofissional, conforme o protocolo estabelecido pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec), do Ministério da Saúde. “Ao receber o equipamento prescrito pelo médico, o paciente recebe orientação sobre como utilizá-lo, além do acompanhamento durante o período de adaptação de uso”, disse.

Para ter acesso ao atendimento especializado (e equipamentos) no CER, é necessário realizar inscrição, por meio da apresentação dos seguintes documentos (original e cópia): carteira de identidade, registro de nascimento (se for menor), cartão SUS, CPF, comprovante de residência, encaminhamento médico com diagnóstico, n° do CID. O CER III funciona na Policlínica Codajás, de segunda a sexta-feira, das 07h00 às 17h00.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.