Amazônia Roraima

População de Roraima vive dia de apagão

apagao-roraima
Redação
Escrito por Redação

Os moradores de Roraima voltaram a sofrer na tarde e noite desta segunda-feira com a falta de energia. Um novo desligamento no Complexo de Guri, na Venezuela, causou um apagão na Capital e maioria dos municípios do Estado que são atendidos com a energia transmitida do país vizinho.

Em alguns bairros de Boa Vista foram cerca de cinco horas na escuridão, mas outros ficaram até perto da meia-noite sem luz. À noite, muitas pessoas foram para os shoppings, que oferecem serviço de gerador para suprir eventuais cortes de energia na cidade.

O primeiro desligamento ocorreu por volta das 16h30, atingindo toda a cidade e os municípios do interior. Depois, no início da noite, a energia foi restabelecida, mas novamente vários bairros da Capital voltaram a ficar às escuras. Até o fechamento desta matéria por volta das 23h30, havia áreas sem energia.

Ainda à tarde, a Eletrobras Distribuidora informou à Folha que as termelétricas haviam sido acionadas e que aos poucos a energia deveria ser restabelecida nos bairros de Boa Vista e municípios atendidos pela energia de Guri. Mas isso acabou não ocorrendo, mostrando que as termelétricas não estão conseguindo suprir o sistema quando a energia de Guri é desligada.

Além de Boa Vista, o Linhão de Guri abastece Cantá, Rorainópolis, Alto Alegre, Mucajaí, Caracaraí, Pacaraima, Bonfim, Iracema e São Luiz do Anauá, que são interligados ao sistema de transmissão venezuelano.

Conforme a assessoria, o motivo do desligamento ainda não foi informado nem tampouco haveria uma previsão de quando voltaria a energia da Venezuela. A Folha tentou contato com a assessoria de imprensa por volta das 23h30, mas não houve êxito. Não houve explicação posterior sobre o que ocorreu com as termelétricas.

TRANSTORNOS – Além dos consumidores de energia, o apagão afetou a telefonia fixa e móvel, internet, transmissão de rádio e TV, postos de gasolina, aeroporto, rodoviária, semáforos, caixas eletrônicos e comércios da Capital. Nas redes sociais, consumidores reclamavam sobre a situação que tem sido frequente nos últimos meses.

(Folha de Boa Vista)

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.