Mundo

Presidente da Câmara dos EUA renuncia ao cargo, surpreendendo Obama

John Boehner, renuncia ao cargo na Câmara/Foto: EFE
John Boehner, renuncia ao cargo na Câmara/Foto: EFE
Redação
Escrito por Redação

O presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, John Boehner, anunciouhoje, sexta-feira (25), sua renúncia ao cargo. De acordo com o jornal The New York Times, ele se afastará no fim de outubro.
“Foi uma honra servir ao Congresso norte-americano e ao país”, disse o político republicano, visivelmente comovido durante uma coletiva de imprensa na qual confirmou sua intenção de renunciar.

“Tomei esta decisão para proteger as instituições”, afirmou Boehner, explicando que sua renúncia interrompe divisões dentro dos republicanos no Congresso, o que poderia prejudicar o funcionamento da entidade e as “medidas tomadas em nome do povo”.

A notícia surpreendeu o presidente Barack Obama, que telefonou para John Boehner, a fim de questionar a situação. “Não esperava uma mudança tão grande”, comentou o chefe de Estado.

Considerado um dos principais adversários políticos de Obama, Boehner estava na posição de presidente da Câmara há quase cinco anos. A renúncia está ligada a pressões da ala mais conservadora do partido, que ameaçou colocar seu nome em uma votação de confiança.

O magnata e pré-candidato republicano à Presidência Donald Trump comemorou o afastamento. Segundo ele, John Boehner “fez bem” em deixar seu cargo, pois “não lutou o suficiente pelos conservadores”.(Terra/EBC)

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.