Amazonas Economia

Primeira Feira Regional é inaugurada em shopping Center, em Manaus

Produtos aprovam iniciativa e os bons resultados/Foto: Divulgação
Redação
Escrito por Redação
Produtos aprovam iniciativa e os bons resultados/Foto: Divulgação

                   Produtores aprovam iniciativa e os bons resultados/Foto: Divulgação

A Feira da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), que aconteceu na última terça-feira (27), pela primeira vez, no Shopping Sumaúma, bairro Cidade Nova, na zona Norte, alcançou o volume de vendas no total de R$ 12.820 mil, e foi sucesso entre os frequentadores, alcançando um público de 1.100 pessoas.
Foram vendidos R$ 9.480 mil em hortifrutis, R$ 480,00 de açaí regional, R$ 500,00 de peixes, R$ 1.200 mil de queijos e derivados, R$ 730,00 de ovos e R$ 430,00 de produtos naturais/mel e outros.

De acordo com o diretor-presidente da ADS, Lissandro Breval a feira deve se consolidar no local e atrair ainda mais a população. “A feira no Sumaúma foi um sucesso e isso demonstra a importância que os manauaras dão a iniciativas como essas. Muitas pessoas têm vontade de comprar produtos fresquinhos da nossa região, mas não tinham um acesso como esse. Agora a população tem a oportunidade de adquirir produtos saudáveis, ao mesmo tempo que beneficia famílias do interior”, ressaltou.

Os interessados em adquirir produtos provenientes direto dos produtores devem ir ao local todas às terças-feiras das 17h às 21h. Um total de 34 produtores rurais cadastrados na ADS, pertencentes a capital e aos municípios de Iranduba, Manacapuru, Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo, Autazes, Anori, Maués, Manaquiri, Manicoré, Itacoatiara, Uarini e Carreiro da Várzea participarão da feira.

A finalidade da feira é inserir o produtor rural no mercado e oferecer mais uma oportunidade de renda para as famílias do interior, incentivando a agricultura familiar, além de fomentar a economia do Estado.

Produtores satisfeitos

O produtor Edir Keller, do município de Iranduba falou da oportunidade de vender no varejo, ele explica que o ganho dos produtores é maior. “As feiras da ADS nos dão muito mais oportunidade de vender nossos produtos e ter mais retorno com as vendas. Antigamente somente os atravessadores que vendiam e com isso os benefícios diretos aos que realmente produzem eram menores”, destacou o produtor de hortaliças e pimentão.

Outra produtora, que participou da Feira no Sumaúma foi Francielli Campagnolli do município de Presidente Figueiredo. Ela comercializou frutas, compotas, chips e hortaliças e enfatizou a satisfação de poder participar de mais uma iniciativa da ADS, que tem o objetivo de incentivar a comercialização de produtos orgânicos.

“Esse projeto vem beneficiando muitas famílias no interior do nosso estado. No primeiro dia da Feira aqui no shopping já obtivemos um ótimo resultado e tenho certeza que muitos produtores do interior serão beneficiados com mais essa iniciativa”, garantiu Francielli.

Em números

Essa é a quinta Feira de Produtos Regionais da ADS. As quatro feiras já existentes contabilizam de fevereiro de 2008 até o primeiro semestre de 2016, um pouco mais de R$ 50 milhões de recursos movimentados, além de mais de 15 milhões de quilos de produtos regionais comercializados. Em média 90 cooperativas, associações, agroindústrias e produtores individuais do interior e capital foram beneficiados comercializando seus produtos, para mais de um milhão e meio de pessoas que visitaram as feiras nesse período.

As feiras oferecem artesanatos e produtos regionais, como frutas, verduras, legumes, peixes e queijo. No ano passado, as Feiras de Produtos Regionais ultrapassaram R$ 8 milhões em volume de vendas de produtos oriundos da agricultura, piscicultura e pecuária do Amazonas.

O projeto que beneficia mais de 11,5 mil produtores têm se expandido cada vez mais, atingindo um grande número de público.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.