Amazonas Cidades

Procissão do Sagrado Coração de Jesus atrai milhares de devotos, em Manaus

Sagrado Coração de Jesus será celebrado amanhã/Foto: Reprodução
Sagrado Coração de Jesus será celebrado amanhã/Foto: Reprodução
Redação
Escrito por Redação

Como tradição, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, na Rua Ferreira Pena, no Centro de Manaus, realiza, amanhã, sexta-feira (03), a tradicional procissão em honra ao padroeiro da comunidade. Desta fez reforçando o Ano Jubilar, dedicado pelo Papa Francisco, os festejos tem o tema: Sagrado Coração de Jesus é o rosto da Misericórdia.
Desde a inauguração da paróquia em 1980, todos os anos a comunidade festeja o dia do Sagrado Coração de Jesus com a procissão às 5h30, mas antes disso, a comunidade celebra uma alvorada às 5h para abrir as portas da paróquia.

A ideia de iniciar a procissão nas primeiras horas do dia, surgiu como uma forma de evitar problemas com o trânsito, pois a paróquia se encontra em uma das ruas centrais de Manaus.

O festejo do Sagrado Coração de Jesus, iniciou nove dias antes. Entre esse período a comunidade coroa o rei dos corações, e todos os dias celebram uma noite do Novenário. Neste ano, a cada noite de novena foi rezado uma as obras de Misericórdia. Entre as obras, a comunidade refletiu sobre enterrar os mortos, assistir os doentes, visitar os presos, como também vestir os nus, dar de beber a quem tem sede, entre outros.

Todos os anos, a noite que antecede o dia da procissão, a comunidade recebe o andor com a primeira imagem que chegou na antiga capela que hoje se tornou paróquia. Durante toda a madrugada, os paroquianos preparam a quadra da comunidade para o outro dia, pois após a procissão por volta das 6h30 é presidida pelo arcebispo da Arquidiocese de Manaus, Dom Sérgio Castriani, a santa missa em honra ao Sagrado Coração de Jesus.

Após a missa, a comunidade oferece um delicioso café da manhã doado por devotos do padroeiro. Os comunitários também passam a madrugada  organizando as fachadas das casas por onde a procissão irá passar. Na avenida Ayrão, próximo da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social  e Direitos Humanos (Semmasdh), os comunitários passam a madrugada soltando fogos, para lembrar a comunidade que aquele é o dia especial, dia de festa e que todos estão empenhados nas ornamentações e uma forma de manter a comunidade alerta para a procissão.

Para o pároco do Sagrado Coração de Jesus, padre Sousa, este é um momento único de devoção ao coração de Jesus. “A face de Deus é a Misericórdia, é amor, é um simples gesto e dedicação. Com este momento, vimos e refletimos que o coração de Jesus transparece o rosto da Misericórdia no próximo, principalmente no desempregado, na pessoa nua, no drogado, no marginalizado. E com essa transparência e oração conseguimos enxergar essa misericórdia”, disse.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.