Amazonas Economia

Produção leiteira no Amazonas cresce com investimentos da Afeam

Produção leiteira aumenta no AM/Foto: Divulgação
Produção leiteira aumenta no AM/Foto: Divulgação
Redação
Escrito por Redação

Em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e a Secretaria de Estado da Produção Rural e Sustentabilidade (Sepror), a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), aposta no aumento da produtividade leiteira no Amazonas, com apoio ao Programa Balde Cheio, com foco na pecuária de leite mecanizada.
O Programa atende diferentes áreas da atividade leiteira do Estado, mediante a utilização de transferência de tecnologia que contribui para o desenvolvimento da atividade em propriedades familiares. A difusão dessas tecnologias proporciona o aumento da rentabilidade dos criadores de gado de leite, promove a capacitação e a troca de informação nas propriedades rurais.

O presidente da Afeam, Evandor Geber Filho, destaca que a Agência segue uma política de interiorização da economia, para elevar o grau de qualidade de vida dos produtores rurais do Amazonas, garantindo a viabilidade econômica do projeto, com preocupação ambiental. “Não basta somente qualidade de produto e de processo, precisa-se de maior compromisso com a questão ambiental. E esta só pode ser alcançada com o comprometimento não só do governo, mas dos indivíduos que atuam na atividade”, enfatiza.

Em recente visita a Presidente Figueiredo, município que aplicou a metodologia de gestão do Programa, a comitiva da Afeam observou o avanço na atividade  através do desenvolvimento dos produtores rurais na gestão da propriedade rural e um forte compromisso com a qualidade no processo de produção e matéria-prima.

Viabilidade de Investimentos – A Afeam investiu até o momento mais de R$ 3,8 milhões no desenvolvimento da produtividade leiteira da região de Presidente Figueiredo, com o objetivo de proporcionar a viabilidade da propriedade rural, garantia de mercado e a comercialização da produção.

Neste sentido, a Diretoria da Afeam destaca a indústria de laticínio, localizada na estrada de Balbina. A fábrica foi planejada para operar de forma sustentável, com intuito de otimizar a recuperação das áreas degradadas, utilizando recursos da própria fazenda. Além de gerar empregos, a fazenda fornece queijo, leite e bebida láctea para o mercado varejista de Presidente Figueiredo, Manaus e merenda escolar da rede municipal de ensino, beneficiando dezenas de famílias.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.