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Professora do AM apresenta projeto em Congresso Nacional de Educação

Professora Denise e seus alunos/Foto: Divulgação
Redação
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Professora Denise e seus alunos/Foto: Divulgação

                                   Professora Denise e seus alunos/Foto: Divulgação

Um projeto voltado para a conscientização do uso sustentável de produtos que seriam descartados no meio ambiente, desenvolvido e coordenado pela professora da disciplina de Artes, Denise Rodrigues, com os alunos dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental do Instituto de Educação do Amazonas (IEA), foi aprovado para ser apresentado no 3º Congresso Nacional de Educação (Conedu), que será realizado em Natal (RN), entre os dias  5 a 7 de outubro deste ano.
O trabalho desenvolvido pela professora é intitulado “A Metamorfose do Lixo em Objetos Artísticos: Arte e Sustentabilidade nas 6ª e 7ª séries do Instituto de Educação do Amazonas (IEA)”. Além de ter sido aceito na terceira edição do Conedu, o trabalho também foi contemplado pelo Programa Ciência na Escola (PCE), desenvolvido pelo Governo do Estado do Amazonas em parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e da Qualidade do Ensino (Seduc) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

O trabalho conta com a participação de quatro jovens bolsistas: Marcos Peixoto, Marechal Trindade e Zyon Puga Rocha, os três com 11 anos de idade e cursando o 6º ano; além de Marcella Wolfarth, de 13 anos e cursando o 7º ano.  “O projeto está em andamento e tem a intenção de contribuir para a conscientização do uso sustentável dos materiais que seriam descartados e para a percepção dos impactos causados pelo lixo ao meio ambiente. Todo este trabalho é desenvolvido com os alunos dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental do IEA”, disse a professora Denise Rodrigues.

Ainda conforme a docente, o objetivo do projeto é fazer com que os alunos possam compreender as relações existentes entre arte e sustentabilidade a partir da alfabetização científica, sensibilização artística e reciclagem de materiais que seriam descartados.

Aprovação é reconhecimento

Para a gestora da escola, Shirley de Souza, a aprovação do projeto no congresso é o reconhecimento do bom trabalho desenvolvido. “Para nós do IEA, isso é a comprovação do trabalho que realizamos na escola e isso irá incentivar mais os professores a realizarem projetos como esses com os alunos, que são o nosso foco principal”, afirmou.

Neste projeto, serão utilizados, no decorrer do trabalho, princípios da arte-educação, pois ela é caracterizada como uma disciplina educativa que dá oportunidades para os alunos terem acesso à arte como linguagem expressiva e uma forma de obter conhecimento.

O projeto está dividido em 5 fases: leitura e interpretação; sensibilização teórica;  coleta de dados; oficinas de conscientização; e exposições. Essas oficinas ainda serão realizadas com alguns alunos não bolsistas, em que serão utilizadas técnicas de reciclagem para terem uma nova concepção dos materiais descartados.

Dentro dessa atividade, a professora busca utilizar a abordagem triangular que consiste em “ver, fazer e apreciar”, teoria utilizada para a prática do ensino da arte elaborada pela autora, Ana Mae Barbosa (educadora brasileira pioneira em arte-educação). Nessa oficina, os estudantes bolsistas do projeto serão os monitores e estão sendo preparados para a realização desse trabalho.

Participação – O aluno Zyon Puga, 11, estudante do 6º ano do Ensino Fundamental é um dos bolsistas e disse que se sente privilegiado em participar de um projeto que trata sobre o tema de sustentabilidade.

“Sinto-me privilegiado em receber a bolsa deste projeto que trata sobre a sustentabilidade, que é um tema muito comum na atualidade já que o nosso planeta está sendo praticamente destruído por conta do lixo e mau uso da água. Então, se as escolas estão começando a entrar nesse assunto, porque nós não podemos ir mais a fundo? Participar desse projeto é gratificante para mim, porque é um tema em que me interesso bastante”, disse.

Para a estudante bolsita Marcella Wolfarth, 13 anos, do 7º ano, ela também se sente gratificada em participar de um projeto que trata sobre a sustentabilidade.

“Em primeiro lugar, é gratificante para mim ter sido uma das escolhidas para participar e falar sobre sustentabilidade, pois o meio ambiente está sendo muito prejudicado com a poluição que nós mesmo causamos”, relatou.

3º Congresso Nacional de Educação (Conedu)

A terceira edição do congresso será realizada nos dias 5 a 7 de outubro no Centro de Convenções de Natal-RN. O 3º Conedu é um evento promovido pelo Centro Multidisciplinar de Estudos e Pesquisas (Cemep), é uma parceria interinstitucional entre a Universidade Estadual da Paraíba (Uepb) e outras instituições do país, através de professores que desenvolvem estudos relacionados às áreas temáticas do evento.

O Conedu tem como objetivo promover espaços de diálogos conduzindo a novas perspectivas sobre os cenários atuais que conduzem as teorias e as práticas dos sujeitos da educação brasileira.

O público-alvo do evento são os estudantes de graduação e pós-graduação e professores da educação básica e superior/profissionais.

Dentre as atividades desenvolvidas no congresso são realizadas conferências, palestras, simpósios, mesas redondas, minicursos, sessões científicas, entre outras.

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